RS mantém área de grãos de verão
A Fazenda Califórnia, localizada no município de Jacarezinho, no norte pioneiro do Paraná, é a primeira propriedade cafeeira do Estado a conquistar a UTZ Certified, programa mundial de certificação que estabelece o padrão para a produção e o fornecimento responsáveis de café.
A UTZ Certified é regida por um Código de Conduta que determina critérios para a produção sustentável de café, respeitando quesitos sociais e ambientais. O Código se baseia em convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e inclui os princípios das boas práticas agrícolas. Em todo o Brasil, apenas 100 propriedades detêm o selo.
O Código de Conduta UTZ Certified consiste em 175 pontos de controle, divididos em 11 capítulos, de acordo com a ordem das etapas de plantio e processamento de café. Os capítulos do Código de Conduta são agrupados tematicamente em três partes: Parte 1 (capítulos 1 - 2) abrange as questões de rastreabilidade e gestão em geral; Parte 2 (capítulos 3 - 9) abrange as boas práticas agrícolas e de plantio; e Parte 3 (capítulos 10 - 11) abrange aspectos sociais e ambientais.
Para alcançar o alto padrão de sustentabilidade e excelência socioambiental que torna a Fazenda Califórnia uma referência, seu dirigente, Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, vem, desde 2004, recorrendo ao benchmarking, visitando propriedades-modelo em seus segmentos de mercado e implantando soluções, além da participação em eventos técnicos de cafeicultura por todo País.
Outro importante impulso recebido pela propriedade é o Programa Cafés Especiais do Norte do Paraná, uma proposta do Sebrae/PR e outras entidades, iniciada em 2006, que visa apoiar a produção e comercialização de cafés especiais na região, por meio de incentivos em inovação tecnológica, capacitação, obtenção de certificações, acesso a conhecimento técnico e a novos mercados, consultorias, associativismo, entre outras realizações.
Para o consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho e gestor do Programa Cafés Especiais, Odemir Capello, a conquista do certificado pela Fazenda Califórnia mostra a importância de se investir na elevação da qualidade dos cafés produzidos na região do norte pioneiro. “Graças ao comprometimento e à mudança de postura dos cafeicultores, hoje o café produzido no norte pioneiro está se tornando referência nacional e internacional. A melhoria da comercialização do produto exige mudanças dentro e fora da porteira”, analisa.
Luiz Roberto Saldanha Rodrigues detalha o processo de auditoria para a concessão da UTZ Certified. Ele conta que foram realizadas entrevistas com colaboradores da Fazenda, todos escolhidos de forma aleatória. “Além das entrevistas, foram checados os registros trabalhistas e socioambientais, em razão da certificação estar muito voltada à rastreabilidade da produção”, afirma.
Na opinião do cafeicultor Saldanha Rodrigues, para se obter bons resultados na atividade é necessário investir no tripé produtividade, qualidade e comercialização. “O café é hoje nossa cultura mais lucrativa, apesar de cara, mas é preciso avaliar a questão do custo-benefício. Quanto menor a produção, maior é o custo fixo e mais onerosa é a colheita. O nível de qualidade deve atingir todo o sistema de produção, não apenas o café especial. Além disso, é necessário manter uma média de comercialização boa que remunere a cultura”, recomenda o produtor.
Mais informações sobre a Fazenda Califórnia em
.
Fonte: Savannah Comunicação Integrada
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura