Fatec de Pompeia/SP forma 1ª turma de Mecanização em Agricultura de Precisão

25.02.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Faculdade de Tecnologia de Pompeia - Fatec Shunji Nishimura, formou a primeira turma do curso inédito no Brasil e na América Latina de Mecanização em Agricultura de Precisão. A solenidade de formatura, que contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, patrono dos formandos, aconteceu no último sábado (16), na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

A formatura teve ainda a presença da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, do deputado federal Duarte Nogueira, do professor Leonardo Theodoro Büll da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp de Botucatu, paraninfo da turma e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz além da secretária da agricultura e abastecimento do estado de São Paulo Mônika Bergamaschi e do Prefeito de Pompeia, Oscar Yasuda.

Alckmin destacou que a Fatec Shunji Nishimura é um exemplo da aproximação da academia com o setor produtivo o que permite a formação de profissionais altamente preparados para o mercado do agronegócio.

“Eu cumprimento esse time de campeões que formam a Fatec em Pompeia que hoje conta com 400 alunos. Tudo isso é possível graças ao notável Shunji Nishimura, fundador da Fundação Nishimura e Grupo Jacto que nos deixou muitos ensinamentos, dentro eles a importância de estudar, trabalhar arduamente e ter compromisso ético. Não estaríamos comemorando essa vitória da primeira turma deste curso se não fosse o compromisso ético do Sr. Nishimura e a perseverança dos seus filhos”, declarou o governador.

Já o presidente da Fundação, Jiro Nishimura, também lembrou a trajetória do pai, o imigrante japonês Shunji Nishimura, que muito grato ao Brasil desejou devolver algo para o país através de investimentos na Educação. “Essa formatura é um sonho que se tornou realidade e traz muita alegria para toda a nossa família. Meu pai sempre contou com a ajuda de muitos amigos durante a sua vida. E com esse apoio criou a Fundação que hoje conta com uma Fatec que com certeza será uma árvore muito frondosa e que dará muitos frutos”, disse o presidente.

Emocionado, Jiro Nishimura parabenizou o governador Geraldo Alckimin, que em 2009 época em que era secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, autorizou a criação do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão através da Fatec de Marília – Campus Pompeia, que recentemente tornou-se autônoma e passou a se chamar Fatec Shunji Nishimura.

“Hoje temos alunos de 10 estados e 100 cidades do Brasil e isso é só o começo e acreditamos que vai dar muito certo” finalizou.

A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá disse que a formatura é resultado do empenho de um homem notável chamado Shunji Nishimura, ao qual todos devem prestar homenagem.

“O Centro Paula Souza tem o privilégio de caminhar com a família Nishimura, um exemplo para o Estado e que possibilitou o desenvolvimento de um dos cursos mais importantes da nossa instituição que conta com 56 Fatecs e mais de 50 cursos”, comemora a superintendente.

Ela declarou ainda que cada um dos 36 alunos formados na primeira turma de Mecanização em Agricultura de Precisão será muito disputado no mercado de trabalho pela sua formação graças a qualidade de ensino oferecida em parceria com a Fundação Nishimura e Prefeitura Municipal de Pompeia.

Com três anos de duração, o curso prepara profissionais para uma nova tendência do mercado agrícola mundial que está cada vez mais informatizado e com uma necessidade de demanda cada vez maior por esse tipo de profissional.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025