DuPont Pioneer levará novidades ao Bahia Farm Show 2013
A safra de soja foi recorde este ano, com mais de 12 milhões de toneladas colhidas. Nesse ambiente, será realizado o 28º Seminário Cooplantio, que ocorre de 03 a 05 de junho, no Centro de Convenções do Hotel Serrano, em Gramado, na Serra gaúcha. Consagrado como um dos principais encontros de conhecimento e atualização técnica do agronegócio brasileiro, é um evento que reúne toda a família para o debate e o intercâmbio de informações e experiências entre produtores líderes e, mesmo a uma semana do seu início, o número total de inscritos já ultrapassa o da edição de 2012.
“Participo de eventos sobre a agricultura em todo o Brasil e este é o único em que participam também as esposas e os filhos de produtores”, afirma o engenheiro agrônomo Daltro Benvenuti, presidente da Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto – Cooplantio. “Cerca de 60% do público presente já veio mais de uma vez para o evento e volta porque sabe que irá encontrar as pessoas com as quais ele trocou ideias em outras edições.”
Com o tema “Inovação no agronegócio para produzir mais é melhor”, esta 28ª edição inova ainda mais ao inserir a tecnologia a favor do debate e da interação com o público que não pode estar presente fisicamente ao evento. Com transmissão direta pelo site Safras & Mercado –
–, o Seminário Cooplantio possibilita que, mesmo distantes, as pessoas possam acompanhar as discussões em tempo real e enviar seus comentários e dúvidas pela internet.
A programação inicia às 14h de segunda-feira (03), com o debate “Economia, Tendências e a Agricultura do Sul do Brasil”, do qual participam o engenheiro agrônomo Alexandre Barros, para falar sobre “Câmbio, preços tendências, commodities”, o diretor-superintendente do Porto de Rio Grande Dirceu Lopes, que aborda “Logística para grãos”, e o economista Marcelo Portugal, com o tema “Insumos, mercado e tendências”. A abertura oficial do evento acontece logo depois, às 16h30min. E, para fechar com chave de ouro, Renato Pereira, especialista na utilização do bom humor no marketing de negócios e relação inter e intra pessoal, apresenta sua palestra “Como transformar a compra em renda”.
Entre os destaques do segundo dia de programação, foco nas mulheres, cada vez mais presentes na gestão da empresa rural. A mesa redonda “A Mulher na Agricultura Atual e o Futuro” convida para o debate, intermediado pela jornalista Tânia Carvalho, a engenheira agrônoma e produtora rural da Sementes Falcão, de Passo Fundo/RS, Fernanda Falcão; a produtora rural da Agropecuária Pontal, de Santa Vitória do Palmar/RS, Helena Schmidt; e a engenheira agrônoma e produtora rural da Fazenda Ereporã, de Erechim/RS, Renata Arioli. Outros assuntos em pauta são “Evolução nos Custos e nos Resultados da Produção: Soja, Milho, Trigo e Arroz”, “Nutrição de Plantas e Manejo de Solos” e “Inovações no Manejo de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas”.
O terceiro e último dia de evento conta com um dos temas de maior destaque desta 28ª edição: “Inovação na Gestão das Empresas Rurais Familiares: Família, Patrimônio e Negócio”, que será tratado pelo engenheiro agrônomo Cilotér Iribarrem, consultor da empresa Safras & Cifras. Também é dia de falar sobre “Inovação, Visão e Futuro do Agronegócio” com o gestor de Marketing e Serviços da Cooplantio.
A palestra de Dirceu Gassen tem por objetivo amarrar todas essas questões que serão debatidas ao longo dos três dias de evento. Para encerrar, o advogado, jornalista e professor universitário Clóvis de Barros Filho faz sua palestra motivacional sobre “A Vida que Vale a Pena Ser Vivida”. Mais informações e inscrições pelo site
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura