Falsa-medideira e percevejos ameaçam soja

06.02.2015 | 21:59 (UTC -3)

"Com o controle de Helicoverpa armigera relativamente eficiente, a lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens) manifestou-se com mais força nos mês de janeiro e continua sendo difícil seu controle agora em fevereiro". Esta é a análise do professor Dr. Jerson Carús Guedes, do Departamento de Defesa Fitossanitária da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria/RS).

"Estas dificuldades estão relacionadas ao pequeno número de inseticidas realmente eficazes para lagartas grandes e/ou populações elevadas desta praga; e às aplicações tardias e em doses ou momentos inadequadas do dia (alta temperatura e baixa umidade do ar) que associadas ao desenvolvimento da soja (estatura e volume de folhas) dificultam o controle", explica ele.

O especialista explica que, além destas pragas, com o período reprodutivo da soja é o "momento de preocupar-se com os percevejos da soja, que são tão daninhos quanto Helicoverpa, e muito mais sutis, visto que são menos visíveis e seus danos pouco perceptíveis neste momento. O controle de percevejos deve ser feito desde o momento que for encontrado 1 percevejo/m2, que se permanecer por mais de 14 dias na área, já causa danos maiores que o custo do seu controle".

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025