Sistema da BASF garante ganhos de até 18% na produtividade do café
Pela primeira vez desde sua fundação, em maio de 2008, a World Bioenergy Association (Associação Mundial de Bioenergia) realiza esta semana missão técnica no Brasil. Os dirigentes farão visitas, reuniões e estudos técnicos em vários pontos do país, incluindo um workshop em Belo Horizonte, além de reuniões de trabalho em Ouro Preto, Tiradentes e São Paulo.
Na capital mineira, o Workshop de Bioenergia será realizado nesta quarta-feira (12), na sede da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), a partir das 8h. O evento discutirá a demanda e o potencial do uso da biomassa para geração de energia, sustentabilidade e neutralização do carbono.
Sediada em Estocolmo, na Suécia, a WBA é uma organização que tem como objetivo apoiar o setor de bioenergia no mundo, promovendo o aumento de sua utilização de forma sustentável, do ponto de vista econômico, preservando-se o meio ambiente. A Associação debate e avalia questões como a certificação, sustentabilidade, padronização e a promoção do bom uso da bioenergia. Dos 22 membros do Conselho, dois são brasileiros: a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu e o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura, Laércio Couto.
A missão da WBA em solo brasileiro teve início na última segunda (10), com a realização da Assembleia Geral da Associação, realizada na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O austríaco Heinz Kopetz, foi reeleito para um novo mandato à frente do órgão. Já a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, e o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura, Laércio Couto, foram reconduzidos em seus cargos no Conselho de Administração da WBA.
Após a reunião em Brasília, a comitiva seguiu para Minas Gerais onde seus integrantes terão intensa programação com a participação da CNA. Depois de visita às cidades históricas de Tiradentes e Ouro Preto na terça-feira (11), eles seguem para Belo Horizonte, onde será realizado na quarta-feira (12) o Workshop de Bioenergia, na sede da FAEMG. Na quinta e sexta-feira (13 e 14), os técnicos estarão nas cidades paulistas Lins e Campinas, onde conhecerão plantações de eucaliptos de curta rotação e uma usina que produz etanol e cana-de-açúcar. A visita termina no domingo (16), no Rio de Janeiro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura