Faema promove reunião com lideranças rurais

27.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

A Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema) reuniu nesta sexta-feira (23), em seu auditório, lideranças rurais para tratar de assuntos ligados aos produtores rurais como a 2ª etapa da vacinação contra a febre aftosa, consequências das queimadas e sobre a estiagem que castiga o Maranhão e todo o Nordeste, entre outros assuntos de interesse dos sindicatos dos produtores rurais. O resultado vitorioso das eleições municipais 2012 também foi destacado em razão do envolvimento direto do sistema Faema/Senar/Sindicatos Rurais, em diversos municípios.

A reunião foi liderada pelo presidente José Hilton Coelho de Sousa, que falou sobre o encaminhamento de um ofício ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ao Governo do Maranhão, por meio da Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), solicitando a prorrogação de prazo para o final da segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa.

De acordo com o documento, a vacinação poderá não atingir os objetivos esperados em razão da situação calamitosa do estado, motivada pela estiagem nas áreas de produção, aliada ao problema das queimadas, principalmente nas regiões Central, Leste e Médio Mearim.

Sobre os milhares de focos de queimadas no interior do estado, que segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta o Maranhão como um dos líderes no país, a Faema fará uma parceria com a Secretária Estadual do Meio Ambiente e o Ibama para a formação de brigadas através do Programa de Prevenção de Incêndios Florestais em Unidades de Conservação (Prevfogo). “Essas brigadas são muito importantes nos aspectos pedagógicos e preventivos”, disse o presidente do sindicato rural da Barra do Corda, Francisco Santana, o Chicão.

Participaram também da reunião o vice-presidente da Faema, Raimundo Coelho, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) Jadson Lago, que também é o presidente do sindicato rural de Bacabal, o superintendente do Senar Luís Figueiredo e o coordenador do Departamento de Arrecadação e Controle da Faema, Lourival Santos.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025