FAEMA difunde técnica de pastagem em área de produção de grãos, carne e leite

01.07.2013 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria FAEMA/SENAR-MA

Para difundir a tecnologia que permite a recuperação de pastagem em áreas de produção de grãos, carne e leite, na região do Médio Mearim, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (FAEMA), José Hilton Coelho de Sousa, participou de uma reunião de trabalho na sede do Sindicato Rural de Bacabal (Sirba) com produtores rurais interessados na implementação do Programa Integração Lavoura-Pecuária-ILP.

Na oportunidade, ele foi recepcionado pelo presidente do Sirba, Pedro Lustoza. O presidente da FAEMA estava acompanhado do consultor Cesar Rodrigues Viana e do produtor rural Reginaldo Vieira.

A Integração Lavoura-Pecuária é um sistema produtivo que incentiva a diversificação, a rotação, a consorciação e a sucessão das atividades agrícolas e pecuárias dentro da propriedade rural, de forma planejada. Possibilita também, como uma das principais vantagens, que o solo seja explorado economicamente durante todo o ano, favorecendo o aumento na oferta de grãos, carne e leite.

Logo após a reunião, os produtores rurais foram convidados para uma visita à fazenda do agropecuarista Raimundo Moura, naquele município, com o objetivo de conhecer as experiências consideradas mais inovadoras na implantação do sistema ILP.

O produtor rural Reginaldo Vieira fez uma explanação de sua experiência com ILP no município de Fortuna, seguido de uma ampla discussão entre todos os participantes. “Já faço a ILP há 10 anos e meu lucro é bastante significativo”, disse Reginaldo Vieira. Também esteve presente o produtor rural Raimundo Gaspar, proprietário da fazenda Agropecuária Gaspar, que já implantou, com sucesso, essa tecnologia de integração lavoura pecuária em sua propriedade no município de Peritoró.

De acordo com o presidente da FAEMA, essa iniciativa reforça o interesse na utilização de sistemas de produção sustentáveis. A ILP é uma estratégia de produção que inclui, em seus conceitos referenciais, os principais elementos da sustentabilidade, ou seja, o econômico e o ambiental. “Com a crescente preocupação sobre a relação meio ambiente e pecuária, surge o desafio de estabelecer sistemas de produção em bases sustentáveis”, disse.

Participaram também do evento, os produtores rurais Ramoni Garcia Arraes, Walter Lima Gomes, Raimundo Moura Sobrinho, João Cristiano Pinheiro e João Cruillas.

Convênio - A FAEMA firmará neste mês, uma parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cocais), por meio da assinatura de um convênio de cooperação técnica, objetivando a implantação e validação de sistemas Agrossilvopastoris. “Com o apoio da Embrapa vamos fazer o acompanhamento nas propriedades rurais com problemas de áreas de pastagens degradadas, em consonância com os programas Agricultura de Baixo Carbono-ABC e integração Lavoura Pecuária e Floresta-iLPF”, informou José Hilton.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025