Artigo: Perdas pós-colheita devem ser consideradas
A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) doará 17 mil doses de vacinas contra febre aftosa à Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, durante o lançamento da Campanha de Vacinação Anti-Aftosa. O evento terá a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo e do presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Antenor Nogueira que receberão do presidente da Faeg, José Mário Schreiner as doses da vacina. A vacinação simbólica que vai iniciar a primeira etapa da campanha deste ano será realizada na Fazenda Senzala situada na Cidade de Goiás.
Todos os anos, a Faeg adquire doses de vacinas contra aftosa e as remete, por meio da Agrodefesa, a comunidades carentes e a entidades e instituições de assistência social e de pesquisa. A Agrodefesa fica responsável por realizar a entrega e garantir que os animais sejam vacinados. As doses doadas pela Faeg, nesta etapa, serão distribuídas as comunidades Kalunga dos municípios de Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás e Cavalcante. Também receberão as doses, a Vila São Cotolengo, a Superintendência do Sistema de Execução Penal (Susepe), as Estações Experimentais de Pesquisa e de Zootecnia da Emater, em Anápolis e Senador Canedo e a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Vacinação única
Após 16 anos enquadrado no status de zona livre de aftosa com duas vacinações anuais, o Estado de Goiás caminha para uma vacinação única do rebanho com mais de 24 meses. Esta etapa de maio da campanha anti-aftosa será a última em que os produtores terão de vacinar todos os animais. Segundo parecer do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a partir da campanha de novembro deste ano, a vacinação dupla será apenas para bovinos e bubalinos até 24 meses. Os que, na época, estiverem acima desta idade receberão a dose apenas uma vez por ano.
O anúncio foi feito pelo governador do Estado, no final de março deste ano, em Goiânia, durante Congresso Sindical realizado pela Faeg. Ele veio em resposta a uma série de solicitações da Federação para a diminuição das etapas de vacinação. A condição estabelecida pelo Ministério da Agricultura para que a realização de uma única vacinação em animais adultos passe a valer a partir de novembro, é de que a campanha deste mês de maio atinja 100% do rebanho.
“Será necessário vacinar cada uma das 20,5 milhões de cabeças que fazem parte do rebanho goiano. Essa é a primeira etapa da meta goiana de eliminar a vacinação no Estado a partir de 2015”, explica o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, que conclama os produtores a vacinarem todo o seu rebanho, a fim de se atingir a meta de 100% de vacinação. A primeira etapa da campanha anti-aftosa vai de 1º a 31 de maio de 2011.
Cleiber Di Ribeiro
Comunicação do Sistema Faeg/Senar
(62) 3096-2208
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura