Alta Genetics oferece curso de inseminação artificial em bovinos no mês de outubro
Desde o dia 15 de outubro, extensionistas da Emater/RS-Ascar participam de um curso de orientação para Agentes de Ater que irão atuar no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), complementado pelo Programa RS Mais Igual. A capacitação, que ocorre no Tourist Executive Hotel, em Pelotas, prossegue até o dia 19 de outubro. A proposta é orientar e sensibilizar os agentes para que estejam aptos a repassarem orientações adequadas, proporcionando a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de famílias em condições de extrema pobreza.
Trinta extensionistas, de 11 municípios da região, participam do curso. A programação irá contar com informações e orientações necessárias para a extensão aproximar-se do público-alvo, a partir de formas significativas de inclusão social e produtiva para agricultura familiar. Será proposto espaço para reflexão sobre a dimensão da extrema pobreza, bem como informações sobre as políticas públicas, abordagens pedagógicas, elaboração de projetos de inclusão produtiva e estratégias de ação, entre outras abordagens.
Para o gerente adjunto do escritório regional da Emater/RS-Ascar em Pelotas, César Demenech, a extensão rural esta voltada à busca de desenvolvimento e sustentabilidade para inclusão dos mais necessitados. Segundo ele, a Instituição está ampliando a equipe em função deste trabalho. “Uma oportunidade importante de trabalhar com um público esquecido ao longo da história”, disse o gerente.
O coordenador regional da SDR, Antonio Queiroz, salientou que a secretaria foi criada para propor um alinhamento mais direto com a agricultura familiar. Conforme Queiroz, agora tem início um processo de inclusão, de forma a abranger esse público e guiar para o desenvolvimento. “A ideia é ultrapassar obstáculos para que com isso possamos fazer um Brasil diferente”, salientou o coordenador.
A representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Cláudia Vasques, ressaltou a importância da aliança entre o governo federal e estadual para vencer o desafio da inclusão de pessoas em situação de extrema pobreza. “Um desafio árduo, mas juntos vamos mudar a cara da agricultura familiar”, disse.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura