ExpoZebu: inscrições abertas para o Zebu na Escola

15.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

As inscrições para o projeto Zebu na Escola, que irá acontecer durante a ExpoZebu 2010, estarão abertas até o dia 20 de abril.

Poderão participar idosos e estudantes (do Ensino Fundamental ao Universitário) de escolas públicas e privadas. A expectativa é de que 10 mil pessoas participem do projeto entre os dias 1º e 10 de maio.

Os participantes irão conhecer de perto como a pecuária brasileira é desenvolvida, as peculiaridades de cada raça zebuína e como são produzidos o leite e a carne. Eles participarão de visitas guiadas pelo Parque Fernando Costa para conhecer as raças, os projetos de sustentabilidade da feira, a mostra cultural do Museu do Zebu, entre outros assuntos. Ao final do passeio, que será guiado por universitários dos cursos de Ciências Agrárias da FAZU, os visitantes receberão um lanche a base de carne e leite. Com isso, a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu), organizadora da feira, espera conscientizar a população em geral sobre a importância da pecuária para o desenvolvimento do país.

Uma novidade este ano é a participação de filhos de colaboradores da ABCZ e de catequistas uberabenses da Paróquia São José de Tutunas. O projeto será realizado de 1º de abril a 10 de maio. As inscrições para o Zebu na Escola poderão ser feitas no Museu do Zebu, pelo telefone 3319-3879 ou 3336-5214, ou pelo e-mail

.

A 76º ExpoZebu, que acontece de 28 de abril a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Coca-cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

ExpoZebu 2010: Pecuária Sustentável é tema de debates

A 76ª edição da ExpoZebu, que tem como tema "Genética Zebu: futuro sustentável", levará ao Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), importantes debates do setor pecuário e o melhor da genética zebuína nacional. Assim como nas duas últimas edições da feira, haverá uma vasta programação relacionada à sustentabilidade que inclui palestras, simpósios e reuniões.

Pela primeira vez, a mostra sediará uma reunião do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS). Liderado pelo IFC - Corporação Financeira Internacional - braço financeiro do Banco Mundial, o GTPS tem como objetivo discutir e formular normas e práticas capazes de colaborar com a evolução sustentável da cadeia produtiva do gado no Brasil e, para isso, reúne representantes de diferentes segmentos que integram a cadeia produtiva da carne bovina, como membros da indústria e de organizações do setor, bancos, associações e organizações não governamentais.

A reunião, programada para 06 de maio, às 8h, no salão nobre da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) será a oportunidade para mostrar a ambientalistas e lideranças de outros setores o que é a pecuária e as ações de sustentabilidade que as entidades estão desenvolvendo.

O GTPS também participará do III Simpósio Zebu Pecuária Sustentável, realizado pela ABCZ em parceria com o Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNA), que terá início dia 07 de maio, às 8h, no salão nobre da associação. A recuperação de pastagem como mecanismo de redução das emissões de CO2, a necessidade de abertura de financiamentos para esta finalidade e a consolidação da genética como processo definitivo para reduzir o tempo de permanência dos animais no pasto serão alguns temas apresentados. O simpósio será aberto ao público.

A 76º ExpoZebu, que acontece de 28 de abril a 10 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), é uma realização da ABCZ, com patrocínio da Coca-cola, Tortuga e Banco do Brasil, e apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Apex-Brasil, Governo de Minas, Cemig, Senar e Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).

Larissa Vieira

Assessoria de Imprensa da ABCZ

(34) 3319-3826 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025