Exportações de melão têm forte alta

Número soma 45 mil toneladas, de acordo com dados da Secex, aumento de 62% frente a setembro

18.11.2021 | 14:55 (UTC -3)
Cepea
Número soma 45 mil toneladas, de acordo com dados da Secex, aumento de 62% frente a setembro. - Foto: Wenderson Araujo/CNA
Número soma 45 mil toneladas, de acordo com dados da Secex, aumento de 62% frente a setembro. - Foto: Wenderson Araujo/CNA

As exportações de melão da safra 2021/22 do Rio Grande do Norte/Ceará subiram com força em outubro, somando 45 mil toneladas, de acordo com dados da Secex, aumento de 62% frente a setembro. A receita em dólar também subiu, atingindo US$ 30,8 milhões (FOB), elevação de 57% no comparativo mensal.

Ainda segundo a Secex, esse resultado foi o melhor para um mês de outubro nos últimos seis anos, quase superando o recorde, registrado em 2015. Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, o aumento dos embarques foi influenciado pela firme demanda internacional e pelo dólar valorizado frente ao Real, que tem levado produtores a priorizar as vendas internacionais em detrimento do mercado doméstico, afetado pela crise econômica.

Como resultado, os dados da parcial da safra 2021/22 apontam recuperação em relação ao início "travado" das exportações, visto que houve atraso no fechamento dos contratos internacionais, diante das incertezas mercadológicas e dos elevados custos de produção e do frete marítimo.

Entre agosto e outubro/21, o volume exportado avançou 2% em comparação com o mesmo período do ano passado, totalizando 77 mil toneladas. A receita em dólar aumentou 7%, somando US$ 52 milhões (FOB).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024