Antônio Andrade comemora 30 anos do Lanagro de MG
As exportações mineiras de soja, no acumulado de janeiro a julho de 2013, movimentaram US$ 684,4 milhões, cifra 65,5% superior à registrada em idêntico período do ano passado, segundo o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Conforme análise da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o valor alcançado equivale a 16,3% das vendas externas do agronegócio de Minas nos sete meses.
O superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria, João Ricardo Albanez, explica que o volume de grão de soja embarcado por Minas aumentou 58,1%, atingindo 1,3 milhão de toneladas. “As vendas foram beneficiadas pela exportação para a China”, assinala. “A soja brasileira é reconhecida naquele país pela alta qualidade e teor de óleo e proteína, sendo importante componente para a produção de óleos comestíveis. Principal consumidor de soja, a China responde por 29% do consumo mundial, ou 78,6 milhões de toneladas. No entanto, ocupa a quinta posição na produção mundial, com 12 milhões de toneladas.”
Maior exportador mundial de soja, o Brasil deve responder no período de 2013/2014 por embarques de 41,5 milhões de toneladas, volume equivalente a 38,8% de todo o volume colocado no mercado internacional, segundo Albanez.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura