Expodireto Cotrijal 2025 inicia na próxima segunda

Evento reúne especialistas, produtores e representantes políticos

07.03.2025 | 08:33 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Bruna Scheifler
Foto: Bruna Scheifler
Foto: Bruna Scheifler

A Expodireto Cotrijal 2025 começa na próxima segunda-feira (10/3) em Não-Me-Toque (RS). Terá debates sobre desafios, inovações e oportunidades do agronegócio. O evento contará com pesquisadores e representantes de instituições nacionais e internacionais, abordando temas como produção vegetal e animal, sustentabilidade e inovação.

A abertura oficial será realizada no auditório central para convidados e imprensa. Na sequência, ocorre a homenagem da Calçada da Fama do Agro a Claudio Bier, presidente do Sistema Fiergs. Durante a tarde, a Cotrijal, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Não-Me-Toque entregarão o Troféu Semente de Ouro a Jânio Stefanello, presidente da Coprel.

Na terça-feira (11), o 35º Fórum Nacional da Soja será um dos principais destaques. O investidor Ricardo Geromel discutirá a influência chinesa no setor, enquanto André Debastiani, sócio-diretor da Agroconsult, apresentará projeções para os mercados de soja e milho na safra 2024/25.

A programação inclui eventos voltados para a capacitação de produtores rurais. Na quarta-feira (12), acontece o 10º Encontro de Empresárias Rurais. Na quinta-feira (13), será realizado o Summit do Jovem Cooperativista.

Na sexta-feira (14), a Expodireto Cotrijal recebe uma audiência pública do Senado Federal para debater a securitização de operações de crédito rural. O objetivo é discutir a renegociação de dívidas de produtores impactados por eventos climáticos extremos, buscando prazos e juros mais adequados.

A feira também promoverá diversos fóruns ao longo da semana. O 16º Fórum do Milho, na segunda-feira (10), abordará perspectivas para o cereal. Na terça-feira (11), o 9º Fórum Estadual de Conservação do Solo e da Água trará discussões sobre manejo do solo em um cenário de mudanças climáticas. O 3º Fórum da Carne discutirá tendências do setor.

Na quarta-feira (12), a programação inclui o 20º Fórum Estadual do Leite, com debates sobre pegada de carbono e a cadeia láctea no Sul do país, e o 10º Fórum do Trigo, que tratará da mitigação de riscos climáticos na cultura. O 4º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro também ocorrerá no mesmo dia.

Na quinta-feira (13), o 17º Fórum Florestal abordará a comercialização de créditos de carbono na produção de erva-mate.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
MSC 2025