ANDEF leva inovação e boas práticas à Agrishow
Presente na Superagro desde a primeira edição da feira, em 2005, a Expocachaça realiza neste ano sua 15ª. Edição, entre os dias 2 e 5 de junho. Considerada a maior vitrine da cachaça no Brasil, a feira contribui para o aumento da visibilidade da bebida, além de proporcionar oportunidades de negócios para produtores e fabricantes. Depois dos bons resultados do ano passado, a Expocachaça realiza novamente em 2011 o Encontro Estratégico de Negócios, com o objetivo de facilitar a interação entre produtores e o mercado; e de abrir novas oportunidades de negócios, uma vez que o mercado ainda sofre com os efeitos da crise financeira dos anos anteriores.
Após dois anos seguidos de mercado fragilizado, em 2008 e 2009, período em que a economia mundial sofreu com a crise financeira, o mercado de bebidas destiladas está confiante na recuperação do setor, que vem apresentando melhoras desde o ano passado. “2008 e 2009 foram dois anos complicados, mas a partir de 2010 as coisas começaram a melhorar, principalmente no segundo semestre”, argumenta o diretor de Marketing da Expocachaça, José Lúcio Mendes. Ainda segundo ele, em 2011 o mercado, até o momento, “ainda não rendeu o esperado, porém a expectativa é que a partir de maio esse desempenho melhore”.
Mendes aposta no 2° Encontro de Negócios Estratégicos para alavancar negócios, ao reunir produtores e grandes representantes do mercado varejista para que conheçam melhor a realidade um do outro. Para José Lúcio, a primeira edição foi importante para propiciar essa aproximação. “Muitas vezes o produtor não entende a linguagem do mercado, como ele funciona. Da mesma forma, os compradores podem se aproximar dos produtores” acredita.
Na última edição estiveram presentes representantes de redes como Carrefour e Walmart.
Modelo positivo - Para Tito Novaes, proprietário da Tonel & Pinga Cachaças do Brasil, empresa do Rio de Janeiro, a participação na mesa de negócios de 2010 foi positiva. Ele avalia que a maneira como os encontros ocorreram facilitou a negociação, principalmente porque permitiu o contato direto com o produtor. “O modelo foi muito positivo. Os interessados em fechar negócios tinham tempo pra conversar com o produtor, conhecer melhor o produto oferecido e negociar”, considerou. Ele ainda ressaltou que, além dos negócios realizados diretamente durante o evento, os contatos firmados rendem parcerias posteriores. “Alguns dos produtos foi possível conhecer durante a feira e, assim, fechar novos negócios a partir desses contatos”, disse.
José Lúcio Mendes avalia que a Expocachaça cria um elo que envolve toda a cadeia produtiva do agronegócio bebida. “Os compradores aproveitam para circular por todo o evento e isso possibilita contato direto com os produtores que participam de outros eventos simultâneos da Superagro”, analisa. Além de inúmeras marcas da bebida de Minas e de outros estados, a Expocachaça reúne fornecedores de máquinas, equipamentos, insumos e novas tecnologias para a produção e comercialização do destilado.
Bebida Oficial: Durante a 15º Expocachaça será realizada uma mesa-redonda para debater várias medidas da campanha “Welcome Drink”, que pretende oficializar a caipirinha como a bebida oficial da Copa de 2014 no Brasil. Para José Lúcio, há muito que ser feito. “A intenção da mesa-redonda é debater a necessidade da criação de uma carta de cachaça nos restaurantes e na rede hoteleira e a realização de treinamento para os barmens, de forma que saibam fazer os drinks com a bebida da maneira correta, dentre outras medidas”, argumenta. Ele enfatiza que o momento é importante para criar “embaixadores” da bebida pelo mundo. A expectativa é que o Brasil receba 600 mil turistas de todo o mundo.
Os visitantes da feira vão conhecer o funcionamento de um alambique que será instalado no local. Além disso, a Expocachaça também trará sua tradicional agenda de shows e apresentações culturais. O sertanejo Sérgio Reis é o escalado para se apresentar no primeiro dia do evento.
Patrimônio cultural - A produção de cachaça de alambique em Minas corresponde a cerca de 60% de toda a produção nacional. São produzidos aproximadamente 260 milhões de litros da bebida anualmente, só no estado. No país, o volume chega a 1,8 bilhões de litros. O Governo do Estado transformou em Patrimônio Cultural de Minas Gerais, por meio de decreto, o processo de produção da cachaça em alambique. A atividade também é responsável por aproximadamente 500 mil empregos diretos e indiretos, principalmente no momento da entressafra no campo, informa Mendes.
Superagro - Além da 15ª Feira e Festival Internacional da Cachaça (Expocachaça), será realizada também a tradicional Exposição Agropecuária; Feira de Negócios, Serviços e Produtos Pet e Veterinários (Expovet); Feira da Agricultura Familiar; Ciclo de Palestras do Sebrae-MG e o Ciclo de Aulas Técnicas. As novidades desta edição são o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal; a Feira da Pesca, Aquicultura, Náutica e Turismo e o 16° Encontro Nacional de Educação Sanitária e Comunicação. O evento será realizado entre os dias 25 de maio e 5 de junho no complexo Parque de Exposições da Gameleira/Expominas, em Belo Horizonte (MG).
A feira é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), junto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Sebrae-MG.
Mais informações www.superagro2011.com.br
Vanúsia Duarte
Assessoria de Imprensa Superagro Minas 2011
(31) 3312-0318
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