Experimento da FAZU poderá gerar banco de dados sobre degradabilidade de alimentos tropicais em zebuínos

18.03.2011 | 20:59 (UTC -3)

Experimento iniciado no mês de novembro de 2010, na fazenda escola da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), poderá gerar um banco de dados inédito com informações sobre a degradabilidade de alimentos tropicais em animais zebuínos. Esta seria a primeira possibilidade de formação de um banco deste tipo, uma vez que a França já detém informações semelhantes, porém, para animais de raças taurinas e relativos a alimentos não tropicais.

 

O experimento, coordenado pela professora do curso de Zootecnia da FAZU, Juliana Paschoal, está sendo desenvolvido em parceria com a empresa francesa Evialis, do ramo de nutrição animal. O projeto trabalha com quatro animais da raça nelore fistulados, com o objetivo de verificar a degradabilidade de alimentos como farelo de soja, farelo de milho moído, feno de alfafa e brachiaria brizantha. “Atualmente, estamos na fase de implantação da metodologia. Neste sábado (19), a partir das 8h, receberemos a visita de uma especialista francesa da empresa Evialis e ainda da gerente de pesquisas da empresa no Brasil, Soraia Putrino, para mostrarmos o que já foi feito e conseguirmos padronizar a metodologia de acordo com a utilizada na França”, conta a professora Juliana.

 

A partir do momento que a metodologia for padronizada, o experimento terá prosseguimento. A intenção da Evialis é que a partir do banco de dados desenvolvido com informações da degradabilidade de alimentos tropicais com foco no zebu, a empresa possa desenvolver produtos de nutrição específicos para animais zebuínos, plenamente adaptados ao modelo de criação da pecuária brasileira.

 

O experimento conta ainda com a colaboração de alunos do curso de Zootecnia, que cursam a disciplina Fisiologia Animal.

 

Laura Pimenta

Assessoria de Imprensa

Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU)

(34) 3318-4166

imprensa@fazu.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro