Ex-presidente da Embrapa fala sobre agricultura para 3 mil físicos

07.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Joana Silva

Apontar as contribuições de um físico no desenvolvimento do setor agropecuário e do agronegócio, bem como as perspectivas futuras do mercado de trabalho correspondente é o que vai fazer o ex-presidente da Embrapa e pesquisador da Embrapa Instrumentação, São Carlos (SP), Silvio Crestana, no Encontro de Física 2011, que conta com a participação de mais de três mil físicos. O evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), vai até 10 de junho, em Foz do Iguaçu.

Este ano, a SBF resolveu realizar seus diferentes eventos em uma mesma semana e em um mesmo local, como um projeto experimental, a ser repetido três vezes. A ideia é realizar um evento único a cada dois anos. Chamado de “Encontrão 2011”, o congresso está realizando cinco eventos ao mesmo tempo.

Uma das atividades é um painel sobre “Física na Indústria”, que consiste de três mesas-redondas, durante as quais serão discutidas oportunidades de trabalho para profissionais de Física no mundo acadêmico. De acordo com o presidente da SBF e coordenador geral do evento, o professor Celso Pinto de Melo, a Embrapa, como um caso de sucesso no desenvolvimento

e emprego da ciência e tecnologia no Brasil, não poderia deixar de contribuir com uma apresentação a respeito do papel do físico na agricultura. Crestana vai realizar a palestra no dia 9, às 11 horas.

O palestrante Silvio Crestana é pesquisador há 27 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entidade que presidiu entre janeiro de 2005 e julho de 2009. Doutor em Física pela USP, com pós-doutorado em Ciência do Solo e Ciências Ambientais pela Universidade da Califórnia, atua também em programas de pós-graduação da USP e da Unicamp. É membro do Conselho Superior do Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025