Café: seminário apresenta evolução do setor nos últimos 38 anos
Os conceitos de marcas de qualidade iniciaram na Europa na década 70, quando o continente mostrou preocupação em proteger seus vinhos.
Atualmente, há mais de 3.157 produtos agropecuários, bebidas alcoólicas e vinhos registrados na Comissão Europeia com indicação geográfica ou denominação de origem. O dado foi apresentado nesta manhã, em São Paulo, pelo representante da Direção-Geral de Agricultura da União Europeia, Nuno Vicente, durante o Seminário Internacional sobre Marcas de Qualidade – Instrumento de Política de Valorização dos Produtos Agropecuários.
Segundo Vicente, o bloco europeu tem três regulamentos que tratam do assunto especificando as regras para vinhos, outras bebidas alcoólicas e produtos agrícolas e gêneros alimentícios. No caso dos alimentos, esse processo foi iniciado em 1992, momento em que houve uma redução dos preços de garantia desses produtos e uma busca por qualidade e demarcação de origem da produção. Já as bebidas alcoólicas começam a ser certificadas um pouco antes, em 1989.
Ele explica que há dois tipos de certificação: a Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP). Para concessão do DOP é necessário que todas as etapas do processo produtivo sejam realizadas na mesma região, caso do queijo grana Padano Italiano. No IGP a reputação e outras características devem estar relacionadas a uma origem geográfica e pelo menos uma das fases de produção deve ser feita nessa região. Um exemplo é o azeite de Creta, na Grécia.
O Seminário sobre Marcas de Qualidade, que segue até a próxima sexta-feira (21) no Hotel Pestana, conta com a presença de representantes de governo, empresários e produtores rurais de 12 países europeus e da América Latina.
Laila Muniz
Mapa
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura