Estudos com biopesticidas são apresentados na Embrapa por pesquisadoras cubanas

01.12.2010 | 21:59 (UTC -3)

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) por meio do Fórum Permanente de Adequação Fitossanitária promove mais um seminário internacional em sua programação técnico-científica.

 

O Fórum Permanente de Adequação Fitossanitária pode ser acessado pelo link http://www.cnpma.embrapa.br/unidade/index.php3?id=324&func=unid

 

“Pesquisas sobre Controle Microbiano de Pragas Agrícolas em Cuba: avanços e oportunidades de cooperação” é o título do seminário a ser proferido dia 7 de dezembro às 9 horas no auditório da Embrapa Meio Ambiente pelas pesquisadoras do Instituto de Pesquisa em Sanidade Vegetal de Cuba – INISAV, Maria Elena Marques e Yamile Baró. Elas apresentarão informações atualizadas sobre os biopesticidas que vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos naquele país, com o objetivo de compartilhar com o público interessado as bases técnicas em controle biológico de pragas agrícolas utilizadas em Cuba, as experiências acumuladas por especialistas cubanos e as oportunidades oferecidas.

 

Segundo a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do evento, Deise Capalbo, em 2005 teve início um projeto de cooperação técnico-científica entre Brasil (Embrapa) e Cuba (Ministerio de Ciencia, Tecnología y Medio Ambiente – CITMA) na área de sanidade vegetal, incluindo atividades em diagnóstico e controle biológico de pragas agrícolas. “Ao final do projeto, concluiu-se que os resultados obtidos foram muito positivos para os dois paises, e que a cooperação deveria ter continuidade por meio de projetos submetidos a diferentes fontes de financiamento, de acordo com as necessidades”, esclarece Deise.

 

Assim, o grupo de pesquisadores da área de controle biológico, consolidado nessa primeira fase de cooperação, priorizou ações de capacitação e intercâmbio de experiências nas atividades relacionadas à produção, controle de qualidade e segurança dos agentes microbianos de controle biológico de pragas agrícolas. “Nessa nova fase do projeto, apoiado pela Agência Brasileira de Cooperação, Brasil e Cuba propõem esse seminário, aproveitando a estadia das pesquisadoras do INISAV na Embrapa Meio Ambiente”, informa.

 

Cuba conta hoje com 200 centros e três plantas de produção de produtos biológicos, amplamente empregados na agricultura cubana em programas de manejo integrado de pragas.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail forum@cnpma.embrapa.br até o dia sexta-feira (3).

 

Programa

9h - Abertura - Deise Capalbo e chefia da Embrapa Meio Ambiente

9h30 - Maria Elena Marquez - Experiencias sobre producción, formulación y control de calidad de bacterias biocontroladoras em Cuba.

10h - Yamilé Baró - Caracterización de bacterias antagonistas para la obtención de metabolitos bioactivos - importancia y oportunidad.

10h45 - Perguntas e respostas

 

Eliana Lima

Embrapa Meio Ambiente

elima@cnpma.embrapa.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025