Estudo revela adaptações de raízes de milho a práticas de cultivo

Trabalho conduzido pelo Instituto de Ecologia Aplicada da Academia Chinesa de Ciências investigou a plasticidade das raízes laterais do milho sob dois métodos de preparo do solo: plantio direto e plantio convencional

18.03.2024 | 08:14 (UTC -3)
Revista Cultivar

Pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências (CAS) desvendaram como as raízes do milho ajustam suas características em resposta a diferentes práticas de cultivo. Publicado na revista Frontiers in Plant Science, o estudo conduzido pelo Instituto de Ecologia Aplicada da CAS investigou a plasticidade das raízes laterais do milho, componentes cruciais do sistema radicular responsáveis pela absorção de água e nutrientes, sob dois métodos de preparo do solo: plantio direto ("no tillage" - NT) e plantio convencional ("conventional tillage" - CT).

Os resultados do estudo indicam que as raízes laterais do milho exibem uma capacidade notável de se adaptar às condições impostas pelo NT e CT. O plantio direto, uma prática que preserva os resíduos de colheitas anteriores na superfície do solo, é apontado como uma das estratégias eficazes para a conservação do solo e a segurança alimentar. No entanto, o estudo destaca uma preocupação com o longo prazo: o plantio direto (NT) pode provocar a estratificação da estrutura do solo, dificultando o desenvolvimento radicular.

Analisando as características das raízes laterais em duas fases distintas de crescimento, os pesquisadores observaram que atributos como comprimento, diâmetro e densidade de comprimento radicular demonstraram uma flexibilidade notável, com variações de -22% a 20%. Essa capacidade de adaptação é crucial para a eficiência na absorção de recursos e a manutenção da saúde do solo.

O estudo também revelou que a resistência à penetração do solo, um indicador da facilidade com que as raízes podem se expandir no solo, diminuiu durante a fase de junção e aumentou na fase de floração sob o NT, especialmente entre 10 a 40 cm de profundidade. Essas variações sugerem uma resposta adaptativa complexa das raízes à compactação do solo em diferentes estágios de crescimento.

Em seu artigo, os pesquisadores apresentaram os seguintes resultados e discussão:

• Resultados: "a resistência à penetração do solo foi reduzida na fase de junção e aumentada na fase de floração sob plantio direto ("no tillage" - NT), especialmente a uma profundidade de 10 a 40 cm. A densidade do comprimento radicular diminuiu sob NT nos dois estágios de crescimento, em média 22%. Em contraste, o comprimento específico da raiz e o diâmetro mostraram maior plasticidade, variando de -14% a 20% e de -11% a 8%, respectivamente, em relação àqueles sob plantio convencional ("conventional tillage" - CT) ".

• Discussão: "essas respostas podem ser atribuídas a mudanças nas proporções de comprimento de raiz com diferentes diâmetros associadas a diferenças na resistência à penetração do solo entre as práticas de preparo. As relações negativas entre as características das raízes foram mais fortes sob CT do que NT, e se tornaram mais fracas da fase de junção para a fase de floração. Pelo que sabemos, pela primeira vez, nosso estudo fornece evidências empíricas de plasticidade e trocas de características radiculares cruciais ao longo das fases de crescimento como indicadores chave de mudanças na estrutura do solo e recursos em resposta ao NT. Essas percepções contribuem para um melhor entendimento das estratégias de aquisição de recursos do solo das culturas sob NT".

O estudo completo pode ser lido em: doi.org/10.3389/fpls.2024.1345189

<b>Figura 3 -</b> Diagramas de relação baseados nos coeficientes de Pearson entre características radiculares de raízes laterais do milho em diferentes profundidades do solo sob plantio direto com (NT-100) ou sem (NT-0) cobertura de resíduos de milho na superfície do solo, e plantio convencional (CT) na <b>fase de junção (A-C)</b> e <b>fase de floração (D-F)</b>. Relações significativamente (P&lt; 0,05) positivas (linhas sólidas) e negativas (linhas tracejadas) são mostradas. <b>Legendas:</b> <b>RD</b>, diâmetro da raiz; <b>RTD</b>, densidade do tecido radicular; <b>SRL</b>, comprimento específico da raiz; <b>SSA</b>, área superficial específica da raiz; <b>RLD</b>, densidade do comprimento da raiz; <b>RMD</b>, densidade da biomassa radicular; <b>Allo</b>, alocação de biomassa para raízes laterais
Figura 3 - Diagramas de relação baseados nos coeficientes de Pearson entre características radiculares de raízes laterais do milho em diferentes profundidades do solo sob plantio direto com (NT-100) ou sem (NT-0) cobertura de resíduos de milho na superfície do solo, e plantio convencional (CT) na fase de junção (A-C) e fase de floração (D-F). Relações significativamente (P< 0,05) positivas (linhas sólidas) e negativas (linhas tracejadas) são mostradas. Legendas: RD, diâmetro da raiz; RTD, densidade do tecido radicular; SRL, comprimento específico da raiz; SSA, área superficial específica da raiz; RLD, densidade do comprimento da raiz; RMD, densidade da biomassa radicular; Allo, alocação de biomassa para raízes laterais

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024