Workshop de Agroenergia acontece em São Paulo
Motivos não faltam para comemorar. No mesmo ano em que a Vitrine de Tecnologias da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, situada na Sede da Empresa em Brasília, DF, comemora 15 anos, o primeiro clone bovino da América Latina, “Vitória da Embrapa” completa 10 anos de vida. Para homenagear as duas datas, a Embrapa promove uma exposição na Vitrine de 1° de junho a 31 de agosto, na qual o público da capital federal vai poder conhecer ao vivo e a cores alguns dos resultados de pesquisa da Embrapa em prol da agropecuária brasileira. O evento é voltado a estudantes de escolas públicas e privadas, técnicos de extensão rural, professores e produtores rurais, entre outros públicos.
Para chamar a atenção do público infanto-juvenil, foi montada na exposição uma réplica do clone bovino “Vitória da Embrapa” (FOTO) em tamanho natural, acompanhada de uma linha do tempo que permite aos estudantes conhecerem toda a evolução da tecnologia de clonagem animal na Embrapa.
No mesmo espaço, encontra-se uma mostra com as técnicas de clonagem de plantas, no qual o público pode compreender melhor o processo desde o cultivo in vitro (em tubos de ensaio) até as plantas crescidas em vaso. As plantas à mostra são de abacaxi, mas a clonagem de mudas através de cultura de tecidos é uma técnica eficiente para várias culturas agrícolas.
O público que visitar a 15ª edição da Vitrine de Tecnologias da Embrapa se encantará com desenhos feitos no solo representando DNA, plantas e animais que compõem um grande “holograma genético”. Para isso, o espaço dispõe de um mirante.
A Vitrine apresenta ainda outros resultados de pesquisa obtidos pela Embrapa como cultivares de milho, soja, feijão, algodão, sorgo, trigo, cevada, amendoim, gergelim, mamona, girassol, hortaliças e sistemas agroflorestais.
A réplica do clone bovino “Vitória da Embrapa” em tamanho natural chamou a atenção do público infantil que visitou a exposição na Vitrine de Tecnologias da Embrapa no dia 3 de junho pela manhã. Foi uma oportunidade para que os alunos do 4º ano do ensino fundamental do Colégio Êxito, do Novo Gama, conhecessem não apenas a “Vitória”, que foi o primeiro bovino clonado no Brasil e na América Latina, como os outros resultados obtidos pela Embrapa nessa área.
A partir de uma linha do tempo apresentada em um painel junto à réplica, eles viram que a Embrapa já desenvolveu outros dois clones bovinos: “Lenda da Embrapa”, em 2003, clonada a partir de um animal que já estava morto, e “Porã”, em 2005, representante da raça Junqueira, ameaçada de extinção no Brasil. Um dos fatos que mais despertou o interesse dos jovens visitantes foi o nascimento do clone “Lenda”, desenvolvida a partir de um animal morto. “Muito legal, afirmou Jessé Lopes Louzas, 9 anos. Eu sabia que a Embrapa pode fazer clones, mas não sabia que podia clonar animais mortos. Isso pode ajudar muito a ciência, não é?”, questionou o estudante.
Todas as crianças presentes ao evento sabiam o que são clones. Ao ouvirem a pergunta, responderam em coro: “são cópias”. Mas, o mais importante foi aprenderem o porquê da Embrapa investir nessa tecnologia e os benefícios que pode trazer para o desenvolvimento da agropecuária, a partir da multiplicação de animais de alto valor genético, e para ajudar na preservação de raças de animais domésticos de interesse zootécnico.
Os desenhos no solo representando plantas e animais também encantaram os estudantes. “Achamos muito legal as plantações em forma de peixes, vacas e porcos”, destacaram Andressa Nunes Esteves, 8 anos, e Vitória Franco da Silva, também 8 anos”. “A Embrapa tem feito muita coisa legal para o Brasil e nós adoramos conhecer algumas das pesquisas”, complementaram.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura