Estimativa de safra de batata para 2021 prospecta um aumento de 3,5%

Com o mercado em alta, produtores analisam os desafios e oportunidades para planejar plantio, que deve começar em março

02.03.2021 | 20:59 (UTC -3)
Coopercitrus

A estimativa de safra de batata para 2021 prospecta um aumento de 3,5%, de acordo com o Anuário 2020/2021 da Revista Hortifrúti Brasil. Apesar disso, há uma previsão de recuo de área plantada, por conta dos problemas de produção decorrentes da pandemia da Covid-19.

Desde 2006, o agricultor Manoel Polato produz batatas das variedades Asterix e Ágata, em uma área de 25 hectares, colhendo entre 600 a 800 sacas por hectare. Ele considera a atividade uma cultura de risco. Por isso, em 2021, vai manter um manejo padrão para favorecer a produtividade para comercialização in natura: "O mercado é instável e o cultivo é delicado. Por isso, tenho pivô central para garantir a água na quantidade certa, faço análise de solo e tenho suporte de especialistas para planejar meu plantio", relata o produtor.

Há mais de 40 anos, Vladmir Varaldo produz batatas Asterix, Ágata e Orquestra, em 70 hectares em sociedade com outro produtor da região, obtendo uma produtividade média de 700 sacas por hectare. Embora sua produção seja destinada ao mercado in natura, o produtor enxerga possibilidades na batata para a indústria, usada na fabricação de produtos como batata pré-frita, farinhas e amidos. Esse mercado registrou um salto em 2020, visto a demanda de preparos durante o isolamento social.

"A batata está com bom preço, mas estamos mantendo nosso nível de produtividade por não conseguirmos prever o mercado a médio prazo. Não temos uma receita de bolo no manejo, mas acompanhamos a demanda da terra", afirma o Varaldo. Ele destaca ainda, que a irrigação da lavoura também é um ponto importante que garante a produtividade no clima mais quente do interior de São Paulo.

Com colheita prevista para o final do inverno, os produtores da região de Porto Ferreira, seguem sua missão de fornecer alimentos de qualidade para a população de todo o país. E a Coopercitrus está sempre pronta a oferecer soluções integradas, com tecnologia, serviços e informações, para contribuir com a alta produtividade e garantir resultados sustentáveis.

A Coopercitrus oferece uma completa linha de produtos para o cultivo de hortifrúti, entre insumos, fertilizantes, irrigação, ferramentas, entre outros, além de serviços de tecnologia e suporte técnico prestado por uma equipe de especialistas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024