CAE da Embrapa Agropecuária Oeste elege presidente e define estratégias
“O Projeto RS Biodiversidade no contexto dos desafios e perspectivas para a conservação e desenvolvimento do RS" é o tema central do 1º Encontro do Projeto RS Biodiversidade, que será realizado no próximo dia 29, no Auditório da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. O objetivo é fornecer uma visão geral do Projeto e fortalecer a rede interinstitucional de ações conservacionistas no âmbito do Estado, efetivando políticas públicas para a biodiversidade, em especial pela conservação do Bioma Pampa. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, podem ser feitas através do site www.biodiversidaders.gov.br. Podem participar técnicos das instituições executoras, pesquisadores, estudantes e demais interessados. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Fepam, Fundação Zoobotânica do RS e TNC do Brasil (The Nature Conservance).
De acordo com a programação, a abertura oficial será às 9h, com a presença de autoridades e representantes das instituições executoras do RS Biodiversidade. Em seguida, o coordenador geral, Dennis Nogarolli Marques Patrocínio, apresentará o projeto, que tem, como slogan, Conservar para Produzir. As ações coordenadas pelas instituições serão apresentadas ainda na parte da manhã, por Sílvia Pangel, representante da Fepam; Luíza Chomenko, da FZB; Henrique Santos, da TNC; e Célio Alberto Colle e Antônio Borba, da Emater/RS-Ascar. A especialista em Meio Ambiente do Banco Mundial, Bernardete Lange, fará a apresentação do “Global Environment Facility – GEF”.
Para a tarde estão previstos painéis que tratam da Conservação da Biodiversidade, envolvendo “O cenário nacional: instrumentos jurídicos e avanços políticos”, com a presença da promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal, Juliana Santilli, que vai abordar sobre “Instrumentos jurídicos de proteção à diversidade biológica e à diversidade sociocultural associada”, e Ana Paula Leite Prates, diretora de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, do Ministério do Meio Ambiente.
O segundo painel “RS em foco: horizontes possíveis” vai abordar sobre as “Paisagens naturais do Bioma Pampa: o que e onde conservar?”, apresentado por Eduardo Velez, biólogo e consultor ambiental; “Biodiversidade do RS: estado do conhecimento, lacunas e demandas”, apresentado por Glayson Ariel Bencke, biólogo especialista em Ornitologia e pesquisador do Museu de Ciências Naturais da FZB; e “Dinâmicas sócio-econômicas do Pampa do RS e a biodiversidade”, por Cláudio Ribeiro, engenheiro agrônomo, doutor em Desenvolvimento Rural e extensionista da Emater/RS-Ascar. Após as apresentações, haverá debate. O encerramento está previsto para às 17h45.
O RS Biodiversidade é uma das políticas do Governo do RS para proteção e conservação dos recursos naturais e busca promover a incorporação do tema biodiversidade nas instituições e comunidades envolvidas. Os recursos de US$ 5 milhões para execução Projeto provêm de doação do Fundo Global do Meio Ambiente (GEF) através do Banco Mundial, com contrapartida de US$ 6,1 milhões do Governo do Estado.
O objetivo geral do RS Biodiversidade é promover a conservação e recuperação da biodiversidade, mediante o gerenciamento integrado dos ecossistemas e a criação de oportunidades para o uso sustentável dos recursos naturais, com vista ao desenvolvimento regional.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura