Estandes das Unidades e palestras lotam a Casa da Embrapa na Tecnoshow Comigo

Produtores, técnicos e estudantes lotaram o espaço em busca de informações acerca das tecnologias da Empresa

05.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Henrique de Oliveira

O segundo dia de evento, quatro de abril, na sede da Embrapa dentro da TecnoShow teve visitação plena durante todo o dia. Produtores, técnicos e estudantes lotaram o espaço em busca de informações acerca das tecnologias da Empresa, apresentadas pelos seus diversos centros de pesquisa.

Pela manhã, aconteceram, mais uma vez, as Oficinas de Processamento de Alimentos, comandadas pela equipe da Cozinha Experimental da Embrapa Arroz e Feijão. Desta vez, o minicurso “Delícias com Arroz e Feijão” trouxe as receitas do bolo mesclado, salada de arroz negro e sopa árabe, todas produzidas com a farinha de arroz. A partir de amanhã, quarta-feira (5), a condução dos minicursos será da equipe da Cozinha Experimental da Emater-GO. Além de coorganizadora desta ação, a Emater está na TecnoShow em parcerias Institucionais e de Transferência de Tecnologias com a Embrapa, que trouxeram para seu estande diversas cultivares desenvolvidas pelas Unidades da Empresa.

As palestras começaram às 9h. O primeiro tema abordado foi “Manejo de pastagens”, como pesquisador Haroldo Queiroz - Embrapa Gado de Corte. Em seguida, foi a vez de Alexandre Cunha de Barcellos Ferreira, da Embrapa Algodão, que falou sobre “Benefícios da diversificação de culturas”. A última palestra da manhã foi sobre o tema “Componente arbóreo em ILPF”, realizada pela pesquisadora da Embrapa Floresta, Cristiane Fioravante Reis.

À tarde, outras três palestras lotaram o Auditório da Casa da Embrapa. “Integração lavoura-pecuária: estratégia para intensificação sustentável”, com Lourival Vilela, da Embrapa Cerrados; “ILPF - Estudo de caso da Fazenda Boa Vereda”, com Abílio Rodrigues Pacheco, Embrapa Produtos e Mercado; e “Mercados Institucionais - Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Estudantil (PNAE)”, com Janete Alves Soares, da EMATER-GO.

O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) está também dentro da Casa da Embrapa. Nos estandes da Instituição, os principais assuntos buscados foram o PAA, que tem por objetivo apoiar a comercialização de produtos dos diversos segmentos da Agricultura Familiar, incluindo povos e comunidades tradicionais; o Plano Agrícola e Pecuário 2016/2017, que determina os recursos disponibilizados aos produtores rurais e suas cooperativas para o financiamento de suas atividades; o Programa de Venda em Balcão, que, destinados aos pequenos produtores de aves, suínos, bovinos e caprinos, viabiliza o acesso dos compradores de pequeno porte aos estoques públicos de diferentes produtos, tais como: milho, arroz em casca e trigo, entre outros.

Outro ponto destacado no estande do MAPA foi a ausência da procura de informações acerca da operação Carne Fraca. Segundo os membros do Ministério que estão no Evento, isto se deve ao fato de que a região é grande produtora de animais destinados à alimentação humana, o que faz a população mais esclarecida, diminuindo a crença em boatos sobre o tema.

As atividades continuam hoje, com três palestras, as oficinas de processamentos de alimentos e as reuniões da Embrapa Produtos e Mercado com os produtores de sementes licenciados da Embrapa, além dos atendimentos nos estandes da Casa da Embrapa.


Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025