O que os capixabas pensam sobre Mudanças Climáticas?
O Espírito Santo foi o estado brasileiro escolhido para receber os primeiros experimentos do Projeto Biomas, que vai identificar os potenciais de uso da terra e definir parâmetros para o desenvolvimento da agropecuária com base em técnicas ambientalmente sustentáveis, a partir de estudos específicos dos biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal).
Nos próximos dias 30 de junho e 01 de julho, técnicos e pesquisadores de todo o país envolvidos na ação se reunirão na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo – Faes, em Vitória, para participar de um treinamento que explicará as etapas norteadoras do projeto.
A capacitação vai envolver a participação de cerca de 40 profissionais. No dia 01 de julho eles farão uma visita a Linhares para conhecer e analisar a propriedade onde serão plantadas as primeiras espécies arbóreas que servirão para o experimento.
O projeto Biomas é uma realização da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA e da Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que prevê o estudo e determinação de áreas estruturalmente frágeis com posterior criação de seis unidades demonstrativas de 500 hectares em cada um dos biomas brasileiros. Essas áreas servirão como padrões para a produção sustentável.
De acordo com o pesquisador da Embrapa, Gustavo Curcio, o projeto trabalha com duas vertentes. “Queremos dar subsídio para que o produtor rural aprenda a manejar os componentes arbóreos na propriedade, assim como atender à legislação para execução das atividades rurais”, afirma.
A ideia é futuramente criar um selo do alimento saudável do Brasil, e desta forma associar o alimento brasileiro a um alimento saudável, já que terá a produção embasada em técnicas científicas e ambientalmente sustentáveis.
Para viabilizar o projeto, a CNA vai investir R$ 20 milhões em estudos nos próximos nove anos. A realização contará com o apoio de aproximadamente 240 pesquisadores da Embrapa e de universidades parceiras.
Mais informações: Faes, tel. (27) 3185-9200
,
Iá! Comunicação
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura