Embrapa lança cultivares de algodão geneticamente modificadas
BRS 700FL B3RF possui fibra longa a extralonga, enquanto a BRS 800 B3RF é resistente a doenças como ramulária
Maior produtor de café conilon do Brasil, o Espírito Santo abre oficialmente a colheita de 2025 com um evento técnico no município de Jaguaré. O “Dia especial de Abertura da Colheita do Café Conilon” acontece no dia 14 de maio, reunindo produtores, autoridades, técnicos, pesquisadores e empresas na Fazenda Água Limpa.
A programação terá palestras sobre a evolução da colheita mecanizada, demonstrações de máquinas, visitas de campo e uma colheita simbólica. A iniciativa marca a celebração de mais uma safra do conilon, um dos principais vetores da economia e da agricultura capixaba.
De acordo com a primeira estimativa de safra 2025, divulgada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Espírito Santo deverá colher 11,8 milhões de sacas, um crescimento de 20% em relação a 2024.
O estado conta com 49 mil propriedades produtoras, e é responsável por 76% de todo o conilon exportado pelo Brasil. Na safra 2024, a produção bateu 9,8 milhões de sacas, com mais de 8 milhões de sacas exportadas - um recorde histórico -, gerando uma receita de quase US$ 1,8 bilhão.
O evento técnico é realizado pela Secretaria de Agricultura do Estado (Seag), pelo Instituto Capixaba de Pesquisa (Incaper), e pela Prefeitura de Jaguaré.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura