Especialistas classificam solo do Planalto Sul e Meio-Oeste catarinense

08.03.2009 | 20:59 (UTC -3)

Entre os dias 9 e 13 de março uma equipe formada por sete pedólogos (especialistas em solos) estará percorrendo algumas cidades catarinenses para a viagem de fechamento da VIII RCC – Reunião de Correlação e Classificação de Solos. O engenheiro agrônomo da Epagri/Ciram José Augusto Laus Neto, coordenador da VIII RCC, explica que o evento é um desdobramento da viagem realizada em outubro de 2008, quando 48 especialistas percorreram o Estado.

Segundo Laus o objetivo da VIII RCC é fazer a correlação e classificação dos solos brunados (Nitossolos Brunos e Latossolos Brunos) no Planalto Sul e Meio Oeste de Santa Catarina. Durante a semana de viagem os 5 pesquisadores farão a análise e discussão final das observações efetuadas durante a excursão de outubro de 2008.

Além de Laus, o grupo conta com Ivan Luiz Zilli Bacic, também da Epagri/Ciram; Humberto dos Santos e José Francisco Lumbreras da Embrapa-Solos; Paulo Tito Klinger Jacomine da Universidade Federal de Pernambuco; José Bertoldo de Oliveira do Instituto Agronômico de Campinas; Sergio Hideiti Shimizu do IBGE/SC e Jaime Antonio de Almeida do Centro Agroveterinário da UDESC de Lages. Eles vão percorrer os municípios catarinenses de Lages, Painel, Santa Cecília, Lebón Regis, Fraiburgo, Água Doce, Xanxerê, Campos Novos e Curitibanos, além de Vacaria, no Rio Grande do Sul.

Os resultados obtidos subsidiarão o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos (SiBCS) (Embrapa 2006) e determinarão as modificações/insersões no Sistema para o real enquadramento dos solos brunos do Planalto e Meio Oeste de Santa Catarina. Laus explica que o objetivo do SiBCS é classificar os diferentes solos existentes no Brasil de acordo com suas características morfológicas, químicas, físicas e hidrológicas. Tal classificação resulta num diagnóstico de aptidão do uso das terras, ou seja, determina qual a “vocação” de cada tipo de solo, qual o melhor uso a ser dado de acordo com suas características. Além de auxiliar extensionistas rurais e agricultores no planejamento e uso da terra, as informações geradas pelo Sistema tem aplicações em outras áreas, como a engenharia civil, por exemplo.

A viagem é financiada pela Epagri, através do Projeto Microbacias – Componente Capacitação.

Gisele Dias e Márcia Sampaio

Epagri

48 3239-8160 / 48 3239-5503 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro