CNA mostra que café é destaque nas exportações brasileiras
Mostrar as dezenas de utilidades de milho, trigo e soja na cozinha, conscientizar crianças e adultos quanto à reutilização de materiais, orientar produtores sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), explicar como funciona a cadeia do leite: são diversas as atividades do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS) na 16ª Expodireto Cotrijal, que acontece de 9 a 13 de março no município gaúcho de Não-Me-Toque. A entidade vai desenvolver os trabalhos em estande próprio na Feira e na Casa do Meio Ambiente, local utilizado pelo segundo ano consecutivo através de parceria com a Cotrijal. "A Expodireto é uma das maiores feiras do país e caracterizada por ser uma exposição bastante técnica, com público qualificado. O SENAR-RS levará novamente aos agricultores orientação e oportunidades, além de apresentar novidades para o ano", afirma o superintendente do SENAR-RS, Gilmar Tietböhl.
Na Casa do Meio Ambiente, o SENAR-RS promoverá oficinas de Material Reciclável durante os cinco dias. No espaço de 93 metros quadrados em meio à Feira, instrutores explicarão como reutilizar garrafas PET, vidro, tecidos, embalagens diversas e até cascas e sementes para criar brinquedos e materiais úteis e decorativos - tudo através de técnicas de recorte, dobradura e colagem. Enquanto isso, os personagens Agrinho e Aninha interagem o público e divulgam o tema do Programa Agrinho em 2015, que trata do Meio Ambiente. Também serão oferecidas palestras e orientações sobre o preenchimento do CAR, o que também acontece no estande do SENAR-RS.
A entidade estará auxiliando os produtores rurais com dificuldades em preencher o CAR, cujo prazo de inscrição é 5 de maio de 2014. No Rio Grande do Sul, apenas 0,19% da área dos imóveis rurais estava cadastrada em 30 de janeiro, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Dois instrutores vão esclarecer as dúvidas do público quanto aos aspectos técnicos do preenchimento do CAR. O lugar ainda conta com dois terminais de atendimento para os produtores realizarem o cadastro, cinco painéis com as principais informações do CAR e uma maquete multimídia digital - mesa com tela interativa, na qual são mostradas imagens de satélite de propriedades rurais com diferentes classificações do uso do solo segundo o novo Código Florestal e localizadas nos biomas Pampa e Mata Atlântica.
Sucesso na Expointer 2014, o Estande do SENAR-RS na Expodireto convida o público a conhecer as delícias que o milho, o trigo e a soja permitem criar na cozinha, além das ricas propriedades nutricionais dos alimentos. Durante os cinco dias, às 11h e às 17h, o público pode degustar receitas à base dos três produtos, preparadas pela equipe, e levar para casa o modo de preparo impresso em papel. O objetivo é incentivar o consumo de milho, trigo e soja, além de mostrar que é possível ter uma alternativa de renda através das capacitações gratuitas do SENAR-RS na área gastronômica.
Vitrine do Leite - A iniciativa do Programa Juntos para Competir, parceria da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), do SENAR-RS e do Sebrae-RS e com o apoio do Sindilat e da Fundesa. O estande leva os visitantes a um passeio por toda a cadeia do setor, desde a propriedade rural até o consumidor final. Para isso, será projetado um vídeo de cinco minutos que mostra todas as etapas pelas quais o produto passa, destacando os processos de boas práticas. A projeção será acompanhada por técnicos e nutricionistas. Depois do vídeo, há demostração dos vários usos do leite, destacando seus benefícios nutricionais, e degustação dos alimentos.
Novidades a caminho
O SENAR-RS aproveita a grande circulação da 16ª Expodireto Cotrijal para lançar quatro cursos novos, relacionados às Normas Regulamentadoras 20, 33 e 35. Elas tratam da segurança dos trabalhadores rurais ao executarem trabalhos em altura, com inflamáveis e combustíveis e em espaços confinados. A carga horária dos cursos varia entre 8h, 16h ou 40h. Outra novidade será o lançamento do projeto Campo e Saúde, que pretende alertar produtores de todo o Estado para os cuidados com a pele. Além do conhecimento, o novo programa inclui palestras para trabalhadores e produtores e distribuição de kits com equipamentos de proteção.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura