ESPECIAL EXPODIRETO: inpEV e centrais de recebimento do Rio Grande do Sul promovem trabalho educativo na Expodireto Cotrijal

07.03.2014 | 20:59 (UTC -3)

Para fortalecer as ações desenvolvidas pelo Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos) e promover a conscientização dos agricultores por um meio ambiente mais limpo, o inpEV - Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias de Agrotóxicos – que atua há mais de dez anos na destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas, promove, com a parceria das associações dos distribuidores de defensivos agrícolas responsáveis pelo gerenciamento das centrais de recebimento de embalagens do Rio Grande do Sul, uma série de iniciativas educativas para mobilizar o público da Expodireto Cotrijal, entre 10 e 14 de março, em Não-Me-Toque (RS).

No espaço destinado ao inpEV, que fica localizado na área da Emater na rua 10 com a avenida E, uma das atrações principais é a presença do Olimpio: personagem símbolo das campanhas do instituto. Ele transmitirá mensagens do Sistema Campo Limpo e posará para fotos com o público participante. Também serão expostos materiais que esclarecem como é o ciclo de vida desse tipo de embalagem e informam aos agricultores como realizar a tríplice lavagem e a lavagem sob pressão. Representantes das centrais do estado estarão no local para esclarecer dúvidas sobre a destinação das embalagens.

A novidade deste ano será a distribuição de gibis educativos da Turma da Reciclagem para crianças, além dos tradicionais folhetos “Saiba como Lavar” e “Ciclo de Vida”. Os gibis são parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), ação promovida pelo instituto durante todo o ano e que, em 2013, envolveu mais de 1.800 escolas em todo o país.

De acordo com Marcelo Lerina, coordenador regional de Operações do inpEV no estado, a Expodireto Cotrijalé um dos maiores eventos da região Sul voltado ao produtor rural, com foco em novas tecnologias agropecuárias. Para o coordenador, é uma oportunidade importante para reforçar o papel de cada um na cadeia do Sistema Campo Limpo e, também, fortalecer o compromisso do inpEV na gestão pós-consumo das embalagens vazias de defensivos agrícolas”

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025