Espaço da biodiversidade valoriza sementes crioulas na Expointer

31.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Patrícia Strelow

As sementes crioulas, ao serem repassadas ao longo de gerações, passam por um processo de adaptação natural ao ambiente. A preservação e a valorização deste conhecimento e deste patrimônio imaterial fazem parte da programação desta 34ª edição da Expointer. No espaço reservado à biodiversidade no Caminhos da Integração, os extensionistas da Emater/RS-Ascar apresentam aos visitantes diversas variedades de sementes crioulas, falam sobre o trabalho desenvolvido no sentido de preservar este conhecimento e propiciam a troca de exemplares entre os agricultores.

Nesta terça-feira (31/08), mais de uma centena de produtores familiares da localidade de Lomba Grande, município de Novo Hamburgo, ganharam um incentivo a mais para cultivarem estas sementes. O grupo, que foi a Esteio visitar a Expointer, ganhou do biólogo da Emater/RS-Ascar do município, Carlos Rocha, amostras de sementes de feijão, milho, abóbora e melancia. “Eles deverão fazer a multiplicação e dividir com os vizinhos. Se tornam guardiões das sementes, fazendo com que elas permaneçam nas comunidades”, explica Rocha.

O casal de agricultores de Lomba Grande, Sedoli e Carlos Dias, conta que a alimentação da família é baseada em sementes crioulas e orgânicas. “É outro sabor e outro cheiro, é original”, afirma Sedoli. “Quem planta conhece bem a diferença e não quer saber de outra coisa”, frisa seu marido.

Para o biólogo da Emater/RS-Ascar, a preservação das sementes crioulas representa, além de um resgate cultural, a garantia da biodiversidade e da sustentabilidade do meio ambiente. “Pesquisas indicam que, quando uma espécie se extingue, cerca de outras 13 outras que estão ao redor dela morrem também, porque umas dependem da outras”, afirma. A preservação das espécies proporciona, assim, um meio ambiente equilibrado e a segurança alimentar da comunidade.

Assessoria de Imprensa

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025