Contrastes de belezas ilustram os papéis de parede de agosto do Grupo Cultivar
Após processo de avaliação e seleção que durou cerca de três meses, foi definido na última semana o nome do novo chefe-geral da Embrapa Cerrados. José Roberto Rodrigues Peres foi escolhido pela Diretoria-Executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para ocupar a vaga pelos próximos três anos. Ele substituirá Wenceslau Goedert, chefe-geral interino desde setembro do ano passado. De acordo com Peres, a primeira medida que pretende tomar, ao assumir o cargo, é fazer um diagnóstico da situação atual da Unidade e conhecer de forma mais aprofundada as equipes de trabalho do Centro. A data da posse ainda não foi definida.
Formado em Agronomia, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com Mestrado em Agronomia (área de microbiologia do solo), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), Peres começou sua atuação como pesquisador na Embrapa Cerrados em 1975, sendo que em 1989 assumiu o cargo de chefe-geral da Unidade. “Tudo o que se estava fazendo naquela época em termos de projeto e de geração de tecnologia precisava ser feito para o Cerrado. Hoje a preocupação ambiental e social se tornou uma exigência da sociedade”. Para ele, um dos desafios atuais da Embrapa Cerrados, no que se refere à pesquisa, é desenvolver modelos sustentáveis de produção com o objetivo de atingir as metas de produção de alimentos.
Para concorrer ao cargo, o então candidato José Roberto Rodrigues Peres se desincompatibilizou da Chefia de Gabinete da Presidência da Embrapa, cargo que ocupou de julho de 2009 a abril de 2011. Antes disso, de 2004 a 2009, atuou como gerente-geral da Embrapa Transferência de Tecnologia, e de 1993 a 2004 foi por 10 anos Diretor Executivo da Embrapa. “Nestes 36 anos, como pesquisador e como gestor, acumulei experiências que me motivaram a enfrentar este novo desafio de voltar a ser chefe da Unidade”, afirmou em seu memorial.
as inscrições ao cargo de chefe-geral da Embrapa Cerrados estiveram abertas de 6 de maio a 4 de junho. Puderam se candidatar profissionais pertencentes ou não ao quadro de pessoal efetivo da Embrapa. Também participou do processo de avaliação e seleção o pesquisador da Unidade, Antônio Fernando Guerra. Os planos de trabalhos dos dois candidatos foram apresentados publicamente aos empregados do Centro e à Comissão de Avaliação e Seleção (CAS), no dia 19 de julho, no auditório da Unidade.
Fizeram parte do CAS como membros da Embrapa: o pesquisador da Embrapa Cerrados Marcos Aurélio Carolino de Sá, o analista Balbino Antônio Evangelista, e o pesquisador da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), Mário Alves Seixas – designado presidente da Comissão. Como membros externos à Embrapa participaram Ivo Milton Raimundo Junior (diretor do Centro Pluridisciplinar de Pesquisa da UNICAMP) e Ivo Mello (assessor da Diretoria da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha – FEBRAPDP).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura