Perdas na safra vão manter os preços do milho em alta
Afirmação é do presidente da Abramilho, Alysson Paolinelli
Os vencedores do Projeto Escola no Campo 2016 serão conhecidos no dia 24 de novembro, em evento no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. A data foi definida na manhã desta sexta-feira (5), durante reunião, na sede da Associação dos Funcionários da Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS), com representantes das secretarias de Educação dos municípios da região que, em parceria com a Cotrijal, Syngenta e a Fundação Abrinq, desenvolvem o projeto.
O encontro marcou também a definição do cronograma de palestras nos municípios. No final de setembro, a bióloga e os engenheiros agrônomos da Cotrijal vão percorrer os 13 municípios participantes do projeto para reforçar os conteúdos trabalhados em sala de aula, especialmente a importância do adequado uso de defensivos agrícolas e também do equipamento de proteção individual (EPI). Também faz parte da programação de palestras a apresentação de uma divertida peça teatral, visando facilitar a fixação das informações.
Em 2016, o Projeto Escola no Campo completa 15 anos de existência na área de atuação da Cotrijal. No total, mais de 22 mil crianças já participaram das atividades, que procuram chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente, o uso correto de defensivos agrícolas (a prática é proibida para menores de 18 anos) e do equipamento de proteção individual e os cuidados com a saúde do homem. A iniciativa também valoriza o trabalho do agricultor, fazendo com que ele sinta orgulho da profissão.
Neste ano, são 1.475 alunos e 99 professores de 5 escolas envolvidas. As atividades iniciaram em maio, com a distribuição das cartilhas que são a base para o trabalho dos professores em sala de aula.
Em 2015, o projeto teve a participação de 1.465 alunos e 136 professores de 54 escolas. Os municípios participantes são Não-Me-Toque, Colorado, Victor Graeff, Tio Hugo, Lagoa dos Três Cantos, Almirante Tamandaré do Sul, Carazinho, Coqueiros do Sul, Santo Antônio do Planalto, Saldanha Marinho, Nicolau Vergueiro, Ernestina e Mato Castelhano.
CONCURSO DE DESENHOS E FRASES – É grande a expectativa, entre os alunos, para a definição dos vencedores do Concurso de Desenhos e Frases. Todo ano, os alunos participantes, de 5º e 6º anos, são estimulados a fazer um desenho e uma frase sobre o uso correto de defensivos agrícolas e do equipamento de proteção individual. Os primeiros e segundos colocados de cada categoria e município participante recebem premiação. A lista dos vencedores é divulgada, com entrega dos prêmios, na solenidade de encerramento do projeto, marcada neste ano para o dia 24 de novembro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura