FMC expande o uso de embalagens ecológicas com fonte proveniente da cana e lança Família Green
Entre 1º e 5 de outubro ocorreu, em Recife (PE), o Encontro Pan-Americano da Associação Internacional de Anatomistas Madeira (IAWA). O evento serviu como fórum internacional para a troca de conhecimentos e experiência entre pesquisadores, estudantes de diversas instituições e centros de pesquisas no mundo, em áreas como anatomia e identificação da madeira; formação da madeira e atividade cambial; anatomia ecológica da madeira; paleobotânica; ecofisiologia; dendrocronologia; qualidade de madeira com foco em seu uso racional e adequado; ultraestrutura da madeira; utilização de novas tecnologias, incluindo espectroscopia de infravermelho próximo (NIR); microscopia e biologia molecular.
Na oportunidade, Matheus Peres Chagas, doutorando em Recursos Florestais, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), apresentou o trabalho “Relationship between climate and tree-rings of Tectona grandis trees in natural and urban environment of Piracicaba, state of Sao Paulo, Brazil”. Orientado pelo professor Mario Tomazello Filho, do Departamento de Ciências Florestais (LCF), a pesquisa ficou em 1º lugar entre os 70 pôsteres expostos no evento. Alejandro Venegas Gonzalez, Antonio Padua Radaeli Neto, Priscila A. Sá e Claudio Sérgio Lisi são coautores do estudo.
O Encontro teve a coordenação da professora Carmen Regina Marcati, da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP) de Botucatu (SP), fez parte da agenda de 2012 da Associação Internacional de Anatomistas Madeira (IAWA), entidade fundada em 1932 e responsável pela circulação do IAWA Journal, com sede na Holanda, considerado o principal periódico na área de anatomia da madeira e áreas relatas, inseridas no contexto da ciência, tecnologia e conservação dos recursos naturais. Segundo Matheus Peres Chagas, o evento contou ainda com quatro importantes Simpósios: Anatomia Funcional, Casca, Dendrocronologia Tropical e o II SIMBRAMAD (Simpósio Brasileiro de Anatomia da Madeira), incluído no evento na forma de minicursos (Identificação Macroscópica de Madeiras, Identificação Macroscópica de Lianas, Introdução à Dendrocronologia e Técnicas em Anatomia da Madeira).
No total, além dos 70 pôsteres, apresentaram-se 49 trabalhos na forma oral, desenvolvidos no Brasil, Argentina, Alemanha, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Itália, Finlândia, Holanda, México, Portugal, Reino Unido e Rússia.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura