Alta Genetics oferece curso de inseminação artificial em bovinos no mês de outubro
De 24 a 26 de setembro, Karina Hehs, aluna de engenharia agronômica, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), participou do Fórum Público da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Suíça. O convite foi resultado da vitória da aluna no concurso de vídeo do programa Jovens Embaixadores da OMC, que tem como objetivo aumentar a conscientização acerca de questões internacionais de governança econômica entre os jovens e incentivar a sua participação em discussões de políticas públicas e trazer novas perspectivas para o debate. O vídeo pode ser assistido no seguinte link:
.
A participação da estudante integrou a programação da sessão 26 do Fórum, denominada How Can Trade Promote Development? A esalqueana abriu a sessão com um discurso lembrando o quanto é importante para a juventude ser parte da discussão sobre o comércio. “O processo de desenvolvimento de novas idéias deve ser avançado, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas, para que possamos seguir as melhores alternativas que viabilizarão o desenvolvimento das relações comerciais”. Na sequência, seu vídeo foi apresentado e, após o vídeo, falaram outros participantes. Ankita Mishra, estudante no Institute of Business Management, vencedora na categoria Ensaio, defendeu que, em vez de ser conduzido por motivos materialistas, o comércio deve ser uma ferramenta para alavancar as nações em desenvolvimento. Andrew Bauer, estudante de economia na Cambridge University, mapeou a história econômica para entender as diferentes fases de desenvolvimento e de interesse comercial. Marina Murina, ex-aluna do Graduate Institute of International and Development Studies, ofereceu uma perspectiva sobre a recente adesão da Rússia à OMC. Eloise Johnston, estudante de Relações Internacionais na Macquarie University, apresentou sua pesquisa sobre comércio e desenvolvimento entre a Austrália e ilhas do Pacífico.
Em seguida ocorreram questionamentos do público sobre meio ambiente, certificação e o papel do idealismo na visão dos jovens e, no encerramento, Karina teve a oportunidade de explicar as bases do canal de informações sobre comércio internacional, que é parte de seu projeto como jovem embaixadora da OMC. De acordo com Karina, “todos podem contribuir para um sistema de comércio justo, promovendo o desenvolvimento”.
Além disso, Karina apresentou a ideia da criação de um blog, que atuará como um espaço aberto para troca de informações entre a comunidade e as organizações internacionais e governos. “Contarei também conto com a ajuda da OMC para a elaboração de textos simples, explicando conceitos do comércio internacional de forma clara para estimular o interesse da população no tema. Espero que o canal estimule a troca de informações entre os diversos setores possibilitando uma melhora da comunicação”, destacou.
Ao final da sessão foi anunciado o tema para o próximo ano, “The role of the multilateral trading system in global governance”.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura