ESALQ promove palestra sobre produção de etanol de segunda geração

27.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

Representante de centro de pesquisas na área abordará o caso dos EUA; evento ocorrerá nesta quarta-feira (28/04), às 10h, no Edifício Central da Escola.

Em agosto de 2006, o governo dos Estados Unidos, reconhecendo a necessidade crítica de investimentos em combustíveis alternativos para garantir a sua independência energética, anunciou aporte de 250 milhões de dólares para que dois centros de pesquisas em bioenergia entrassem em operação em áreas já estabelecidas. Com isso, o Ministério de Energia americano solicitou aos centros de pesquisas existentes que apresentassem propostas para acelerar o desenvolvimento de estudos para a geração de bioenergia a partir de biomassas e microorganismos, com custos competitivos aos combustíveis fósseis. Com isso, em 2007, foi criado na região de São Francisco, Califórnia, o Joint BioEnergy Institute (JBEI). Esse Instituto é o resultado da associação de três importantes laboratórios nacionais, universidades particulares e públicas da região, a indústria local e órgãos federais.

Referência em pesquisas nessa área, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) recebe a visita, desde a última segunda feira (26/04), de Blake Simmons, vice-presidente do JBEI. Trata-se de uma ação conjunta da Comissão de Atividades Internacionais (CAInt) da ESALQ, do departamento de Genética (LGN) e da Agência USP de Inovação (Pólo Piracicaba). Durante sua permanência na Escola, Simmons proferirá, na próxima quarta-feira (28/04), a palestra “Estado da Arte no Desenvolvimento do Etanol Celulósico nos EUA”.

De acordo com João Martines, professor do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) e presidente da CAInt, o vice-presidente do centro de pesquisa norteamericano vem para ESALQ com intenção de conhecer o que está sendo realizado aqui para a possível realização de uma parceria na área de biomassa e etanol de segunda geração. “Esse encontro possibilitará a aproximação dos nossos pesquisadores que atuam na área com esse modelo inovador de pesquisas, o que pode facilitar o desenvolvimento de trabalhos em conjunto”, declara Martines. Para Carlos Alberto Labate, docente do LGN, essa visita é importante na medida que os objetivos de estudos realizados na ESALQ estão em sintonia com as iniciativas executadas pelo JBEI. “Os EUA investem em torno de 2 bilhões de dólares em pesquisa de etanol de segunda geração, o que fortalece o caráter desses estudos”.

A palestra com Blake Simmons, gratuita e aberta a todos os interessados na área, ocorrerá às 10h, no Edifício Central, 1º andar, sala Ceres.

Joint BioEnergy Institute (JBEI)

O JBEI é um centro de pesquisas no qual atuam em conjunto universidades e institutos com ênfase nos estudos em bioenergia, localizados na Califórnia, entre eles Lawrence Berkeley National Laboratory e Sandia National Laboratories, da Universidade da Califórnia (UC), campus de Berkeley e Davis. A missão científica do JBEI é promover o desenvolvimento de biocombustíveis de segunda geração - combustíveis líquidos derivados a partir da energia solar armazenada na biomassa. Com a proposta de promover a inserção rápida dos resultados científicos na sociedade, as operações do JBEI são organizadas nos moldes de uma empresa de biotecnologia, cujo objetivo é alcançar o progresso científico significativo nos próximos cinco anos. Sua estrutura organizacional está composta por quatro divisões: Fontes de Biomassa, Pré-tratamento, Síntese de Combustíveis e Tecnologias.

Mais informações sobre o JBEI podem ser encontradas no endereço

.

Caio Rodrigo Albuquerque

Esalq

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025