ESALQ poderá contribuir missões diplomáticas de caráter agrícola

16.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

Adido agrícola na embaixada de Moscou (Rússia) externou o interesse em contar com a colaboração da ESALQ.

A partir de uma negociação conjunta entre os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e das Relações Exteriores, foi criado o Decreto nº 6.464, de 27 de maio de 2008, que dispõe sobre a designação e atuação de adidos agrícolas junto a missões diplomáticas brasileiras no exterior. No próximo mês de maio, os profissionais selecionados assumirão seus cargos nas cidades de Buenos Aires, Bruxelas, Genebra, Moscou, Pequim, Pretória, Tóquio e Washington. Entre outras, são atribuições gerais dos adidos agrícolas buscar melhores condições de acesso de produtos do agronegócio brasileiro nos mercados local ou regional; prospectar novas oportunidades para os produtos do agronegócio brasileiro; coletar, analisar e disseminar informações sobre o mercado local e tendências de comércio; articular ações de apoio à promoção externa dos produtos do agronegócio brasileiro nos mercados local ou regional; organizar e participar de reuniões ou eventos sobre assuntos de interesse do agronegócio brasileiro; indicar e facilitar contatos com especialistas, importadores e autoridades locais; e elaborar relatórios periódicos a serem submetidos ao chefe da missão diplomática, para conhecimento e subseqüente encaminhamento ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

No último dia 15 de abril, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), recebeu a visita de Rinaldo Junqueira de Barros, que assumirá o cargo de adido agrícola na embaixada de Moscou (Rússia). Na oportunidade, reunido com o diretor da Escola, Antonio Roque Dechen e com João Gomes Martines Filho, professor do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) e presidente da Comissão de Atividades Internacionais (CAInt) da ESALQ, externou o interesse em contar com a colaboração da ESALQ na empreitada. “Na conversa com o Rinaldo, levantamos a hipótese de enviar alunos da graduação que atuariam como agentes de apoio logístico junto à missão diplomática de caráter agrícola, preparando apresentações, atualização de banco de dados”, revela o professor Martines.

Segundo Martines, a proposta é criar um edital de seleção de estágio profissionalizante, proporcionando aos selecionados uma vivência de seis meses no exterior. As equipes que atuarão nas embaixadas brasileiras serão formadas pelo adido e mais um suplente, além de dois funcionários selecionados localmente. “Esse estágio dará aos nossos alunos um rico conhecimento sobre o cenário agrário mundial, abrindo a possibilidades de se especializarem nesse tipo de relação internacional”, reforça Martines.

Todos os alunos de graduação da ESALQ poderão participar do processo seletivo, que valorizará conhecimento em idiomas e desempenho acadêmico. De acordo com o presidente da CAInt, o próximo passo é o refinamento dos trâmites legais e administrativos do processo e o envio do primeiro esalqueano a desempenhar essas atividades deverá ocorrer no segundo semestre de 2010, auxiliando o a equipe de Junqueira de Barros em Moscou.

Selecionados

Além de Rinaldo Junqueira de Barros, que segue para Moscou (Rússia), os outros adidos agrícolas são Odilson Luiz Ribeiro e Silva, para Bruxelas (Bélgica); Bivanilda Almeida Tapias, para Buenos Aires (Argentina); Guilherme Antonio da Costa Júnior, para Genebra (Suíça); Esequiel Liuson, para Pequim (China); Gilmar Paulo Henz, para Pretória (África do Sul); Gutemberg Barone de Araújo, para Tóquio (Japão); e Horrys Friaça Silva, para Washington (Estados Unidos). A missão de cada um vai durar dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois. Todos são servidores públicos federais, do quadro efetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento ou de empresas vinculadas como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Caio Rodrigo Albuquerque

Esalq

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025