ESALQ intensifica intercâmbio com universidade da Holanda

16.08.2010 | 20:59 (UTC -3)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), por meio de suas Comissões de Graduação (CG) e de Atividades Internacionais (CAInt), vem finalizando o estudo para a implantação de um programa de dupla diplomação em parceria com a Wageningen University Research Center (WUR), da Holanda. “A WUR é uma das melhores Universidades na área do agronegócio da Europa e esse programa contemplará os cursos de graduação nas áreas Agronomia, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Gestão Ambiental”, comenta João Martines, professor do departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES) e presidente da CAInt.

Nos últimos 2 anos aproximadamente 20 alunos da ESALQ estiveram envolvidos na fase piloto do projeto. “Resultados preliminares tem mostrado uma alta performance dos alunos da ESALQ nesses Programas”, comenta Martines. Um desses alunos é Anselmo Azevedo dos Santos, do curso de Ciências Biológicas, que permaneceu na Holanda entre janeiro e julho desse ano, cumprindo disciplinas voltadas para a área de bioinformática. Para os seis esalqueanos que seguem para lá em setembro, Anselmo antecipa a Holanda como um país fantástico. “Eles encontrarão um país fantástico, com uma história muito bonita e Wageningen é uma cidade com características medievais preservadas, com edificações com mais de 500 anos e o povo da cidade trata muito bem o visitante estrangeiro. Além disso, a experiência de estar em Wageningen é como se estivéssemos em um mundo concentrado, porque lá tem gente do mundo inteiro, da Índia, China, Nepal, EUA, são muitas culturas presentes no mesmo espaço”, conta Anselmo.

Marcos Vinicius Casadei e Guilherme Soriani de Almeida, alunos do 4º ano de Engenharia Agronômica (EA), seguem para a Holanda para cursar disciplinas na área de economia e administração agrícola. “Vou fazer disciplinas com objetivo de aproveitar posteriormente no programa de duplo diploma e, quem sabe, dar continuidade na pós-graduação também na Holanda”, comenta Casadei. Felipe Vizzoto, do 3º ano de EA, pretende realizar atividades relacionadas a logística agroindustrial. “Além de conhecer outros países e culturas, minha permanência na Holanda será um adicional incomparável para quem pretende trabalhar na área de logística agroindustrial com ênfase em logística internacional”, diz Vizzoto.

Para Bruna Takeuti, do 3º ano de Ciências Biológicas, ir para Europa é uma oportunidade de aprimorar os conhecimento em biotecnologia. “Aqui na ESALQ faço estágio com cultura de tecidos e pretendo aplicar o conhecimento de biotecnologia em uma instituição de primeira linha como Wageningen”, destaca a aluna que na ESALQ tem orientação do professor Paulo Hercílio Viegas Rodrigues, do Departamento de Produção Vegetal (LPV). Permanecerão ainda em Wageningen, por um ano, José Jorge Junqueira e Luiz Fernando Ruy Sacchett Dias, também alunos de EA.

Em outubro de 2010, um grupo de docentes da WUR estará visitando a ESALQ para certificação de nossos Programas e análise final do projeto de implantação do Duplo Diploma entre as duas unidades. “A Universidade de São Paulo vem trabalhando efetivamente para internacionalização de seus Programas. Essa internacionalização tem se tornado imprescindível na formação dos alunos da USP. Temos que produzir um profissional para a fase globalizada do mercado de trabalho”, finaliza Martines.

Parceria com Wageningen

A ESALQ mantem uma parceria com a WUR desde maio de 2007, quando um gabinete da universidade holandesa foi instalado nas dependências da Escola, atuando como escritório permanente para suas ações na América Latina. Nos últimos anos, a WUR estabeleceu acordos similares para o desenvolvimento de novos programas de pesquisa com a Argentina, Chile, México e, principalmente, o Brasil. O representante holandês na ESALQ é o professor Peter Zuurbier, coordenador internacional da Escola holandesa.

Alicia Nascimento Aguiar

Esalq

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025