Esalq inaugura Pós-Graduação Internacional

06.01.2009 | 21:59 (UTC -3)

A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) inaugura o Programa de Pós-Graduação Internacional em Biologia Celular e Molecular Vegetal. Oferecido em nível de doutorado, as inscrições acontecerão entre 2 e 13 de fevereiro e o ingressante poderá concluir o curso entre 48 e 60 meses.

Esta iniciativa, pioneira na Universidade, surgiu a partir da colaboração que a ESALQ mantém com a Rutgers - The State University of New Jersey - e com a The Ohio State University. A coordenação do Programa será do professor Ricardo Antunes de Azevedo, do departamento de Genética (LGN), que ressalta a existência de projetos de interesses comuns às instituições envolvidas. “A base da formação do Programa está no fato de as pesquisas que abordam genética, genoma e biologia molecular despertarem cada vez maior interesse”.

O aluno receberá o título de Doutor em Ciências - Programa Internacional Biologia Celular e Molecular Vegetal - e o curso está estruturado em quatro linhas de pesquisa: Genética molecular e desenvolvimento; Filogenia molecular e evolução de plantas; Metabolismo e fisiologia do estresse vegetal; Genômica vegetal e bioinformática.

O processo de seleção avaliará alunos no Brasil e nos EUA. Durante o curso, o aluno brasileiro vai ter um orientador daqui e um coorientador norteamericano e vice-versa. Ao final do programa, o aluno tem a vantagem de ter se qualificado em um curso reconhecido no Brasil e nos Estados Unidos. “O formado pelo curso receberá o título de doutor pela USP e pela instituição parceira, ressaltando ainda que o mesmo recebeu conceito 5 da Capes”, comenta Azevedo. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) avalia os programas de pós-graduação no País, dentro de uma escala que vai até 5 para Mestrado e até 7 para Doutorado.

Outra particularidade será a necessidade da proficiência na língua inglesa e portuguesa. “O aluno norteamericano, por exemplo, terá que demonstrar aptidão com nosso idioma e, a partir do seu ingresso, poderá inclusive cursar disciplinas de história e realidade do Brasil e de Língua Portuguesa”, destaca o coordenador. Em contrapartida, disciplinas serão ofertadas pelas instituições dos EUA aos alunos brasileiros por meio de vídeoconferência. Além disso, obrigatoriamente todos os alunos desenvolverão seus projetos de pesquisas nos dois países.

Mais informações pelo telefone (19) 3429-4156 ou no endereço eletrônico

Caio Albuquerque

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025