CNA: Câmara Setorial da soja é instalada
Pecuaristas capixabas já se preparam para mais uma etapa de vacinação contra a Febre Aftosa. A 2ª etapa começa neste sábado (1º/11) e o produtor tem até o final do mês para vacinar todo o rebanho. Além da vacinação, o produtor também deve ficar atento ao pagamento do Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo (Fepsa), que é uma exigência internacional e uma solicitação do Ministério da Agricultura (Mapa).
Até o ano passado, a 2ª etapa acontecia em setembro, mas por solicitação dos pecuaristas, em decorrência da seca que debilita os animais neste período, o Ministério da Agricultura mudou a data para novembro. A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES) contribuem na divulgação da campanha, mobilizando junto aos sindicatos rurais de norte a sul do Estado, sobre a importância da vacinação.
O Fepsa foi criado para garantir ao criador uma espécie de seguro, que se reverte em indenização em casos de foco da doença. No momento da atualização cadastral de seu rebanho, no Idaf, o pecuarista contribui com R$ 0,10 (dez centavo) por cabeça de bovino e/ou bubalino vacinado. Desta forma, o criador garante a segurança sanitária e financeira de seu rebanho.
Mais informações: Faes – (27) 3185-9200
Fonte: Iá!Comunicação – (27) 3314-5909
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura