Entrega de equipamentos em Goiás beneficia sete mil agricultores familiares

14.11.2012 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação

Territórios Rurais do estado de Goiás receberam, nesta terça-feira (13), 105 máquinas e equipamentos para promover o desenvolvimento da agricultura familiar sustentável nas quatro regiões beneficiadas. A aquisição ocorreu por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e contou com aportes do governo goiano.

Entre os materiais entregues, estão carretas agrícolas, veículos, tratores, grades aradoras, colhedoras de forragem, plantadeiras e adubadeiras, arados, subsolar, distribuidores de calcário e pás carregadeiras. O valor investido para a compra dos bens foi de aproximadamente R$ 1 milhão. Desse total, 90% foi custeado pelo MDA e 10%, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Estado de Goiás (Seagro). A iniciativa deve beneficiar e atender sete mil agricultores residentes dos territórios do Vale do Rio Vermelho, Chapada dos Veadeiros, Vale do São Patrício e Vale do Araguaia.

“A entrega dos equipamentos está vinculada às estratégias implementadas pelo MDA e o governo estadual para consolidar o desenvolvimento social dessas regiões, com foco na sustentabilidade ambiental. A iniciativa vai garantir a produção dos agricultores familiares e a comercialização para os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (Pnae)”, avaliou o delegado federal do MDA no estado, Otacilio Alves Teixeira.

Os equipamentos adquiridos serão manejados por 13 cooperativas e associações dos territórios, selecionadas pelo Programa. Até o primeiro semestre de 2013, os agricultores do estado deverão receber uma nova remessa de maquinários.

O Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais é implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA), desde 2003, e tem a parceria de instituições da sociedade civil e dos governos federal, estaduais e municipais. O objetivo do Pronat é acelerar processos locais e regionais que ampliem as oportunidades de geração de renda de forma descentralizada e sustentável, articulados a redes de apoio e cooperação solidária. A SDT atua nos territórios apoiando a organização e o fortalecimento institucional dos atores sociais locais na gestão participativa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025