Divergências na base do governo podem adiar votação do Código Florestal
As sete entidades que integram a Comissão de Representação dos fumicultores dos três estados do Sul do Brasil reúnem-se de 4 a 6 de maio, na sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina (Fetaesc) para tratar de dois importantes assuntos para o setor. O primeiro diz respeito ao planejamento de ações para a safra 2011/2012 e o segundo, sobre a redução da produção do produto e a busca por novas culturas.
Segundo o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, o planejamento para a próxima safra é de suma importância para que o produtor de tabaco, principalmente o da variedade Virgínia, tenha lucratividade no momento da comercialização, diferente do que o ocorre na atual safra onde, até o momento, a compra tem castigado o produtor. "Esse planejamento de safra será levado inicialmente às fábricas de cigarros que, no nosso entendimento são as determinantes no valor pago ao produtor", explica o dirigente. Werner ainda destaca que a intenção é fazer com que os produtores tenham, novamente, o comando da oferta. "Não podemos permitir que, na próxima safra os fumicultores enfrentem as mesmas dificuldades da atual safra", enfatiza o presidente da Afubra.
O segundo assunto que será debatido diz respeito à procura e viabilização de outras culturas nas propriedades fumicultoras. "Essa é outra grande preocupação das entidades. Se planejamos a redução da produção de tabaco é fundamental encontrar alternativas de culturas que garantam a vida digna da família rural, com evidente rentabilidade", diz Benício.
A Comissão dos representantes dos produtores de tabaco é composta pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Federações dos Trabalhadores na Agricultura nos estados do Rio Grande do Sul (Fetag/RS), de Santa Catarina (Fetaesc) e do Paraná (Fetaep) e Federações da Agricultura nos Estados do Rio Grande do Sul (Farsul), de Santa Catarina (Faesc) e do Paraná (Faep).
Luciana Jost
Departamento de Comunicação da Afubra
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura