Brasil quer aumentar exportações de café
A funcionabilidade da nova Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Goiás, a ser recriada em janeiro próximo, motivou uma reunião, quinta-feira (22/10), na Secretaria de Agricultura (Seagro).
O objetivo geral foi ampliar as discussões e gerar melhores propostas para a empresa. A reunião contou com representantes de 42 entidades ligadas ao setor e serviu para a apresentação do Pré-Estatuto que deverá reger a nova empresa e entrar em vigor a partir de primeiro de janeiro.
Na abertura da reunião, às 9 horas, o secretário Leonardo Veloso, que é também o presidente e Emater, ressaltou a necessidade de apoio, com sugestões e acompanhamento, de todas as entidades representativas do segmento agropecuário para que a empresa tenha sua recriação de forma consolidada. O secretário enfatizou que a nova Emater deve ter uma atuação bem mais ampla do que há 10 anos, não sendo “da Seagro” ou “do Estado”, mas uma empresa a serviço do estado, da população do estado. Assim, suas diretrizes básicas devem ser voltadas para pesquisar, estimular, acompanhar, avaliar e sugerir uma assistência técnica. Ele comentou que os 14 Escritórios Regionais e mais 202 Locais, que atendem aos 246 municípios, devem ser ampliados de acordo com a demanda.
Os representantes, de entidades como Sebrae; Fetaeg; Sindiagri; Banco do Brasil; Embrapa; Faeg, UFG, Embrapa, OCB e os representantes das Comissões de Resteuturação da Emater dentre outros, participaram ativamente das explanações, colocando suas opiniões, consultas e sugestões. Dessa reunião sairá um documento sobre as sugestões finais a ser encaminhado às entidades representativas presentes.
A Emater foi criada em 1975 e em 1999 foi extinta e transformada em Agência Rural. Com a recriação da instituição, a extensão rural no Estado volta a ser feita pela Emater. Enquanto funcionava, a empresa desenvolveu pesquisas e prestou serviços de assistência técnica e extensão rural a milhares de pequenos agricultores.
Fonte e mais informações: Seagro -
ou (62) 3201-8905.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura