Fenagro: Prêmio Destaque do Agronegócio Baiano valorizou os melhores do setor
A 2ª edição da Feira da Floresta acontece de 14 a 16 de abril de 2010, em Gramado/RS, e conta com o apoio de diversas entidades.
A realização da Feira da Floresta 2010 vem garantindo apoio de entidades setoriais importantes e que ajudam a dar prestígio e relevância para os objetivos do evento: gerar e promover negócios sob a ótica do desenvolvimento sustentável, debater temas estratégicos para o setor de base florestal e levar à comunidade informação e conhecimento da atividade. As entidades apoiadores também têm papel fundamental na divulgação dos eventos junto a associados e relacionados, estimulando a participação destes na qualidade de expositores, visitantes, participantes no fórum de debates e até mesmo patrocinadores.
Entre os apoiadores estão associações representativas do setor florestal, caso da Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS) e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Madeira (ABPMEX), ambas com atuação de âmbito nacional. A Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais (ASBR), que reúne as três associação de empresas florestais da região (PR, SC e RS), dá seu aval para que a iniciativa seja realizada na sua área de atuação. Das associações estaduais, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE) e a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (REFLORE MS) garantiram apoio.
O evento realizado em Gramado (RS), tem ainda o endosso do sindicato regional das atividades representadas na feira, o Sindimadeira-RS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras, Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Esquadrias, Marcenarias, Móveis, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeira do Estado do Rio Grande do Sul), assim como outro integrante da cadeia, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário da Região das Hortênsias (Sindmobil). Da mesma forma, o Sindicato da Indústria e Adubos do Rio Grande do Sul (SIARGS) é apoiador, pois sua atuação na defesa e promoção para a maior utilização de adubos nas lavouras se estende à defesa e promoção da produção agrícola do país e da sociedade.
Também associações representantes de categorias profissionais relacionadas à atividade que desde já compartilham esforços para o sucesso da Feira da Floresta. Caso da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF), da Associação Gaúcha de Engenheiros Florestais (AGEF) e da Associação Sul Riograndense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ARES).
A organização da Feira da Floresta já havia firmado termo com a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (AGEFLOR) e a Embrapa Florestas, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para estas assumirem a realização do 2° Fórum Internacional do Agronegócio Florestal, atividade de debates que acontece paralelamente à Feira, tendo a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF) como copromotora.
Zoneamento ambiental para a silvicultura no RS obtém consenso
A 2ª edição da Feira da Floresta, que acontece de 14 a 16 de abril de 2010 em Gramado (RS), ocorrerá num momento em que o setor de base florestal volta viver dentro de um quadro de condições favoráveis. Se no ano que passou o assunto crise econômica era recorrente, já há sinais positivos de recuperação. No âmbito regional, o Estado do Rio Grande do Sul, sede do evento, deu um passo importante para a viabilidade da atividade de silvicultura norteada pela responsabilidade com os recursos naturais. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que reúne governo e entidades representantes da sociedade como a iniciativa privada e organizações ambientalistas, aprovou por meio de consenso o regramento para o licenciamento ambienta l do cultivo de florestas. Prevaleceram aspectos técnicos na discussão e todos trabalharam na construção de um material consistente, viável para a sustentabilidade da atividade no estado. O resultado é positivo, pois garante segurança jurídica e de gestão ao empreendedor, ao mesmo tempo em que dá garantias de proteção dos recursos naturais.
Álvaro Bueno
ESTILO DE COMUNICAÇÃO
51 3330-9236
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura