Ensaios comprovam eficiência de inseticida para mosca branca

Rede de ensaios de mosca branca estuda eficiência do inseticida Trivor, da Adama, em soja

20.05.2020 | 20:59 (UTC -3)
Daniela Zuim

Comum em praticamente todas as regiões produtoras, a cultura da soja é atacada por várias pragas que podem prejudicar sua produtividade. Uma delas é a mosca branca - Bemisia tabaci -, que tem sido motivo de preocupação para produtores rurais e profissionais do setor, devido aos danos causados e à dificuldade de controle. Na safra 2018/2019, o mercado de defensivos para mosca branca movimentou quase U$200 milhões.

mosca branca é um inseto sugador que, durante seu processo de alimentação, pode introduzir na seiva doenças que provocam um desenvolvimento não uniforme na planta, além de queda na produtividade, como a necrose da haste da soja, e o mosaico dourado do feijoeiro.

Ao se alimentar, a mosca branca excreta parte da seiva rica em açúcares sobre as folhas, favorecendo o crescimento de fungos oportunistas, gerando um aspecto escurecido, conhecido como fumagina. Todo o processo leva à redução da área foliar e, consequentemente, queda de produtividade.

Em uma rede de ensaios cooperativos organizado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Fundação Chapadão e outras 12 instituições de pesquisa distribuídas entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste foram conduzidos 25 ensaios em soja nas safras 2017/2018 e 2018/2019.

Em ambas as safras foi comprovada a eficiência de inseticidas para o controle da mosca branca, com ganho de produtividade média e eficiência dos tratamentos com inseticidas específicos para a mosca branca em relação à área-testemunha sem controle nos ensaios.

Com ação juvenóide, Trivor – defensivo agrícola avaliado pela rede de ensaios de mosca branca em soja – controla todas as fases da mosca branca, quebrando, assim, o ciclo de vida da praga. A combinação de moléculas que compõem Trivor garante um forte efeito de choque e residual prolongado. Sua tecnologia confere consistência de resultados em diferentes condições de cultivo. Com sua formulação pronta para uso, o produto dispensa misturas e facilita o processo de aplicação. Além disso, Trivor é seletivo aos inimigos naturais.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024