Engenheiros agrônomos são treinados para usar o Siapec

29.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Secretaria da Agricultura, Irriga

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, está dando continuidade ao seu processo de informatização, realizando treinamentos para a utilização do Sistema de Integração Agropecuária. No total, cerca de 80 pessoas já estão habilitadas para usar a ferramenta que permite maior agilidade para a emissão de documentos e confiabilidade dos dados sobre a defesa agropecuária na Bahia.

Quinzenalmente, técnicos e funcionários da Adab são treinados para utilizar o sistema. Cerca de 20 pessoas, entre funcionários e gerentes da Coordenadoria de Itabuna ligados à Defesa Vegetal passaram pelo treinamento na última semana. Nos dias 5 e 6 de junho será a vez dos colaboradores de Feira de Santana serem treinados.

“O treinamento tem como objetivo capacitar os coordenadores para a utilização do Sistema de Integração Agropecuária e, com isso, melhorar a eficiência da defesa agropecuária do Estado, interagindo ainda com outras agências de defesa e com o Ministério da Agricultura”, explica o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, lembrando que os coordenadores regionais no interior e os coordenadores de projetos já foram capacitados, assim como os profissionais da defesa vegetal que atuam nas Coordenadorias Regionais de Vitória da Conquista, Barreiras, Guanambi, Santa Maria da Vitória, Jequié e Teixeira de Freitas.

No treinamento de Itabuna, os gerentes e técnicos receberam informações sobre acesso ao sistema, uso dos filtros de pesquisa, obtenção de relatórios e inserção de dados de fiscalização. cadastros de produtor, propriedade, unidades de produção, de consolidação, cargas e lotes também foram temas analisados, assim como a funcionalidade dos parâmetros e emissão de documentos. “Nossa meta é prestar um serviço de excelência à população baiana e ao produtor rural que precisa de fitossanidade para sua lavoura”, ressalta o diretor de Defesa Vegetal da Adab, Armando Sá. “Tudo isso, ampliando as ações da defesa agropecuária na Bahia, já referenciada em todo o país”, completa.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025