Encontro sobre revitalização do coqueiro gigante no Nordeste

05.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Estão abertas as inscrições para o “I Encontro para revitalização do coqueiro gigante no Nordeste do Brasil”, que será realizado de 31 de agosto a 1º de setembro na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE).

Com o tema "Fundamentos tecnológicos a serviço do fortalecimento da cadeia produtiva do coco", o evento busca propiciar a discussão de temas relevantes para melhoria do sistema de produção do coqueiro gigante em pequenas propriedades rurais. As inscrições podem ser feitas pelo site

. O encontro é destinado a pesquisadores, extensionistas, especialistas e produtores envolvidos com o cultivo do coco no Nordeste. Os participantes receberão um exemplar do livro ‘Fundamentos tecnológicos para revitalização das áreas cultivadas com coqueiro gigante no Nordeste do Brasil”, que será lançado no primeiro dia do evento.

A produção de coco seco no Brasil ocupa aproximadamente 210 mil hectares, com predomínio em pequenas propriedades com menos de 10 hectares, distribuídas ao longo da faixa litorânea do Nordeste. Esta situação confere à cultura grande importância socioeconômica. Diferentemente do que ocorre em relação ao coqueiro da variedade anão, onde são utilizados sistemas de produção intensivos com irrigação localizada, visando a produção de água de coco, o cultivo do coqueiro gigante é realizado, em sua maioria, de forma semiextrativista. O coco seco é utilizado pela indústria de alimentos e mercado “in natura”, tendo em vista a sua grande importância na culinária regional.

Durante o Encontro serão avaliadas alternativas de baixo custo para implementar melhorais dos atuais sistemas de produção com o aumento sustentável de produção. O evento deve contar com a participação de técnicos e pesquisadores da Embrapa, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Sindicato Nacional dos Produtores de Coco do Brasil (Sindicoco) e das empresas Sococo e Cohibra. Eles ministrarão várias palestras sobre os temas: sócioeconomia e mercado de coco seco; cultivares, clima, solo e nutrição; manejo do solo e tratos culturais; pragas e doenças do coqueiro e métodos de controle ajustados à baixa capacidade de investimento dos pequenos produtores rurais.

O evento faz parte das ações do projeto "Rede de transferência de tecnologias para revitalização das áreas cultivadas com coqueiros nos tabuleiros costeiros e baixada litorânea do Nordeste" liderado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros. O projeto, aprovado pelo Sistema Embrapa de Gestão – Macroprograma 4, tem, entre seus objetivos, a capacitação de técnicos para formação de multiplicadores e a implantação de unidades demonstrativas nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe.

O Encontro para revitalização do coqueiro gigante no Nordeste do Brasil está sendo realizado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Sindcoco e Sebrae.

Gislene Alencar

Embrapa Tabuleiros Costeiros

/ 79 4009 1381

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025