BASF conclui aquisição da Becker Underwood
Muitas homenagens marcaram a abertura do 20° Encontro Nacional do Café (Encafé), na noite desta quarta-feira (28), no Hotel Iberostar, na Praia do Forte. O evento, o maior do setor, realizado há 20 anos pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), prossegue até domingo (2) reunindo mais de 700 empresários e fornecedores do ramo para compartilhar experiências e discutir os rumos do mercado cafeicultor.
O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, que na solenidade representou o governador Jaques Wagner, pontuou que a Bahia representa 5% da produção nacional de café, com a característica de que 95% dos produtores são pequenos. “Essa dinâmica demonstra que a cadeia do café é estruturante para o Estado, representando a geração de 250 mil empregos”, frisou.
O presidente da Abic, Américo Sato, destacou que o Brasil tem grandes condições de abastecer o mundo com café de qualidade e produtividade. “A cafeicultura vai trazer grandes avanços para a economia brasileira. Nós queremos a valorização da atividade e do próprio associado”, disse.
Segundo pesquisa feita pela Abic, o aumento do consumo de café tem aumentado, principalmente porque o brasileiro passou a tomar mais xícaras de café fora de casa, houve uma diversificação no preparo, para atrair mais adeptos e a constante exigência por qualidade. “Temos uma meta árdua para executar em 2013, e para isso, devemos estar juntos e de olho nas tendências”, alertou Américo Sato.
Durante a cerimônia de abertura do evento, foi homenageado com a medalha de mérito Industrial de café, pela contribuição que deram ao setor, o ex-presidente da Abic, Almir José da Silva Filho; o ex-diretor do Conselho Gestor da Abic, Antônio Paulino Martins e o ex-secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Manoel Bertone. Receberam ainda homenagens, os secretários da Agricultura da Bahia e de Minas Gerais, Eduardo Salles e Elmiro Alves, respectivamente, pelos serviços prestados a cafeicultura nacional.
Além das personalidades, empresas também receberam homenagem por terem se destacado como melhores na qualidade no ano de 2012. São elas: Café Número Um, Irmãos Kuhl, Evolutto Espresso, Indústria CFX do Brasil, Café Bom Dia, Indústria Campeão, Baggio Coffees e Torrefação NIshida San.
Participaram do evento, o vice-presidente da Abic, Bernardo Wolfson; a coordenadora do Agronegócio da Secretaria de Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Rita Milagres; o secretário de Agricultura de Minas Gerais, Elmiro Alves; o diretor executivo da Organização Internacional do Café (OIC), Robério de Oliveira Silva, o presidente da Assocafé, João Lopes, dentre outros.
O 20° Encafé acontece até o dia 2 de dezembro, com a expectativa de receber 1,2 mil pessoas. Este ano, o evento traz a Feira de Máquinas e Equipamentos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura