Encontro discute parceria para ações de segurança alimentar

17.06.2010 | 20:59 (UTC -3)

Proposta destaca desenvolvimento de parcerias que integrem os diversos projetos da instituição, voltados para a segurança alimentar e nutricional em comunidades rurais, com projetos de educação alimentar em escolas públicas e com agricultores familiares.

Em encontro realizado na manhã desta quinta-feira (17/06), na Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), o Deputado Federal Nazareno Fonteles (PT/PI) — Presidente da Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional —, apresentou proposta para a Diretora Executiva da Embrapa, Tatiana de Abreu Sá, e aos chefes das Unidades da Embrapa Cerrados, Hortaliças e Informação Tecnológica para o desenvolvimento de parcerias que integrem os diversos projetos da instituição, voltados para a segurança alimentar e nutricional em comunidades rurais, com projetos de educação alimentar em escolas públicas e com agricultores familiares.

“Considero que esse encontro já é um sucesso, pois representa um grande passo para a integração de esforços que veem sendo envidados pela Embrapa, pelo Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e por outras instituições em torno do tema da alimentação saudável e segura. E esse é o nosso papel como parlamentar, ampliar os laços de parcerias entre os diversos setores e programas em execução para fomentar e fortalecer políticas públicas” destacou o parlamentar.

Como resultado do encontro foi proposta a realização, ainda este ano, de um Workshop envolvendo pesquisadores e técnicos da Embrapa, dos projetos de alimentação escolar do MEC, do FNDE e de outros órgãos. “Esse evento terá como objetivo mapear as experiências das diversas instituições governamentais que trabalham com os temas da alimentação e da biodiversidade, identificar as convergências existentes e, a partir daí, propor ações concretas para uma atuação conjunta nessas políticas públicas”, explica a diretora de Transferência de Tecnologia e Comunicação da Embrapa, Tatiana de Abreu Sá.

Projetos de disseminação da informação e segurança alimentar

Os chefes das Unidades da Embrapa presentes ao encontro apresentaram para o Deputado Nazareno Fonteles os projetos que veem sendo desenvolvidos com segurança alimentar e nutricional por suas respectivas Unidades. Fernando Amaral, Gerente-Geral da Embrapa Informação Tecnológica, comentou sobre os principais projetos de disseminação da informação técnico-científica coordenados pela Unidade, como Dia de Campo na TV, Prosa Rural, Minibibliotecas e publicações impressas que divulgam temas relacionados à alimentação e à agricultura sustentável, bem como atividades desenvolvidas por escolas e comunidades atendidas por esses projetos para melhorar os hábitos alimentares e produzir alimentos mais saudáveis.

Os projetos da Embrapa Hortaliças de incentivo ao consumo de alimentos seguros e os de avaliação nutricional e seus impactos na saúde da população foram destacados pelo chefe-geral da Unidade, Celso Luiz Moretti. E a chefe-adjunto de Comunicação e Negócios da Embrapa Cerrados, Claudete Teixeira Moreira, apresentou os principais projetos que a Unidade tem desenvolvido com uso de alimentos funcionais e manejo da agrobiodiversidade, por meio da participação direta das comunidades de agricultores familiares e de jovens rurais da região.

Estiveram presentes também ao encontro a coordenadora do projeto Educando com a Horta Escolar do FNDE, Najla Veloso e a representante da Coordenação de Ação Contra a Fome e a Ação Humanitária do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Maria Luiza França, que ressaltou a necessidade de aproximar as ações hoje em execução na Embrapa, no MEC e no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para trabalhar com propostas mais articuladas e para o País poder atender à crescente demanda dos países que participam do Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar.

Segundo Najla Veloso, coordenadora do Educando com a Horta Escolar, um dos problemas enfrentados nas comunidades é a necessidade de conhecimentos técnicos, “se conseguíssemos trabalhar com essa interface teríamos muito mais resultados”, adverte. O projeto Educando com a Horta Escolar tem como proposta promover a aprendizagem por meio da criação de hortas nas escolas públicas municipais e adota a estratégia de estimular a melhoria dos hábitos alimentares dos alunos e seus familiares, bem como debater com os agricultores familiares a importância da produção e do consumo de alimentos de qualidade que são vendidos para a merenda escolar, via o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Fonte:

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025