Encontro debate projetos de pesquisa da Fepagro

15.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Clarice Gontarski Speranza

Os principais projetos de pesquisa e investimento da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) foram apresentados nesta segunda-feira (14) num encontro que reuniu todos os pesquisadores e diretores da instituição, em Porto Alegre. Além dos programas em andamento, também foi debatida a inserção da instituição no Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos do governo do Estado e nas Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. O seminário interno contou com a presença de 62 pesquisadores.

“O objetivo mais importante foi o esclarecimento de todos os pesquisadores da instituição sobre o andamento dos projetos estruturantes”, afirmou o diretor-presidente da Fepagro, Danilo Rheinheimer dos Santos. Durante o encontro, também foi realizado o ajuste final nas planilhas de demanda de máquinas e equipamentos a serem adquiridos em 2012.

A coordenadora do Programa de Polos Tecnológicos da Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Marinês Steffanello, e a analista técnica Juliana Hudson participaram do evento com esclarecimentos a respeito do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, que prevê um montante de R$ 17 milhões para projetos em 2012.

A pesquisadora Larissa Bueno Ambrosini apresentou a proposta de reestruturação do programa de pesquisa em sistemas integrados, do qual é coordenadora. Carlos Oliveira, pesquisador em desenvolvimento rural, apresentou dados sobre as Câmeras Setoriais e Temáticas da Seapa. “A intenção é reforçar a importância das câmaras setoriais como espaço de levantamento das demandas de pesquisa”, explicou. Os pesquisadores decidiram elaborar um cronograma de seminários de pesquisa, a serem desenvolvidos a partir do segundo semestre.

Os projetos estruturantes de pesquisa e validação de tecnologia da Fepagro somam R$ 50,7 millhões a serem aplicados nos próximos três anos. Entre eles estão investimentos e pesquisas financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025