Aplicativo da FMC permite identificar doenças e pragas nas lavouras com a ponta dos dedos
Em sua 5ª edição, o Encontro de Viveiristas da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) teve suas inscrições encerradas antes do prazo, tendo atingido lotação máxima. Os 90 participantes vieram de vários Estados da Federação, como Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Realizado no último dia 30 de agosto, em Jaguariúna/SP, o encontro teve como público, produtores de mudas de hortaliças e representantes de empresas ligadas ao agronegócio, como sementes, substratos, máquinas, equipamentos, plásticos, bandejas e estufas.
Os participantes conheceram ações pioneiras na área de administração e negócios, através das apresentações de Junior e Línea Basseto (Hidroceres). Receberam orientações para a produção de mudas de alta qualidade, do renomado professor Keigo Minami (Esalq/USP). Tiveram acesso às mais atuais informações e tendências do mercado de sementes, através da apresentação de Carlos Biondo (consultor). Receberam dicas para avaliar oportunidades e enfrentar desafios na administração do agronegócio, através da palestra de Cyro Cury Abumussi (ProjetoAgro/Hortideias). E ainda puderam interagir com as mais novas tecnologias disponíveis no país para aplicação em viveiros de mudas, com a apresentação da Sathya Maquinarias.
Ao final das palestras foi realizado um debate entre os participantes, conduzido por Junior Basseto (Hidroceres) e Vitor Ciccolin (Horticitrus), com a finalidade de avaliar ações para o tema “formação de preços de mudas”. Foi debatida a necessidade de maior valorização do serviço prestado pelo viveirista e a importância da qualidade da muda, na fidelização de seu cliente.
Além da disseminação de informações sobre tecnologia e profissionalização, o evento teve como objetivo promover uma maior interação entre os participantes, representantes dos diversos elos da cadeia produtiva de hortaliças, e a troca de experiências que incentivem o desenvolvimento do agronegócio.
No decorrer do evento foram elencadas sugestões pelos participantes, com o intuito de melhorar a interação entre os viveiristas, bem como, estimular uma maior participação destes em eventos do setor. A ABCSEM assumiu o desafio de transformar tais propostas em ações – como principal entidade representante dos comerciantes de sementes e mudas de hortaliças, flores e ornamentais – já que vem trabalhando há vários anos na área legislativa e de projetos, visando ao desenvolvimento deste importante agronegócio brasileiro.
A iniciativa deste encontro foi mais uma realização da ABCSEM, que contou com a organização da Projeto Agro (Consultoria e Serviços para o Agronegócio), e com o apoio da INPAS (Associação Brasileira de Insumos para Agricultura Sustentável).
As palestras apresentadas no evento estarão disponíveis no site da ABCSEM:
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura