MG: exportação de manga aumenta 290%
No dia 16 de outubro acontece, no entroncamento da BR 158 com a BR 080, encontro de empreendedores da região do Araguaia, promovido pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Corredor Centro Norte (ADECON) e Sindicato Rural de São Félix do Araguaia/MT.
O evento contará com empresários de outros estados, representantes dos Governos Federal e Estadual, alem de lideranças políticas e empresariais.
A pauta principal do Encontro será a viabilização logística do Araguaia, tanto pelo Corredor Centro Norte que tem como âncoras a BR 158 a Ferrovia Norte Sul e a Hidrovia Tocantins Araguaia, quanto pelo futuro Corredor Leste Oeste baseado no projeto da Ferrovia Leste Oeste e BR 080.
No Encontro, além de empresários, estarão presentes: a classe política, governo do estado, senadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e vereadores, bem como, autoridades do governo federal, com destaque para o Diretor Geral do DNIT.
De acordo com os organizadores, o Encontro estará acontecendo em um momento de grande avanço da infraestrutura relacionada à região do Araguaia, como é o caso do asfaltamento da BR 158 que faz parte do PAC e a conclusão do trecho da da Ferrovia Norte Sul que chegará a Palmas, tendo por destaque a conclusão do Terminal Ferroviário da Norte Sul em Colinas do Tocantins – TO, ainda para este ano.
Hoje o preço pago para a soja na divisa do Mato Grosso com o Pará é maior que o de Rondonópolis-MT. Segundo o Diretor Executivo da ADECON, Alberto Polo “Isto mostra que nas condições atuais, tendo que levar o produto ainda hoje para Porto Franco – MA para embarcar na Ferrovia Norte Sul, passando ainda por um bom trecho da BR 158 que não esta asfaltada, já é vantajoso plantar no Araguaia, imagine daqui a um ano quando a BR 158 estiver com seu asfalto avançado e a Ferrovia Norte Sul já funcionando em Colinas do Tocantins – TO, 250 km mais perto, a nossa logística será bem atrativa”.
É exatamente mostrar que produzir milho no Araguaia tem maior rentabilidade que no Nortão, e produzir soja é mais rendoso que Rondonópolis, ou melhor, com os atuais investimentos na infraestrutura a região passa a ser imbatível.
Fonte e informações adicionais: Agência de Desenvolvimento do Corredor Centro Norte (ADECON) -
/ (61) 3347-4900
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura